Santa Cruz do Sul

Câmara homenageia policial militar mais antigo de Santa Cruz

A Câmara de Vereadores foi palco de uma homenagem na sessão ordinária dessa segunda-feira, 10, com a entrega da moção de congratulações ao brigadiano mais antigo vivo em Santa Cruz do Sul, João Adão Gonçalves, de 87 anos. A proposição é de autoria do vereador Edson Sortica (PL) e visa reconhecer a trajetória de dedicação e amor à farda do homenageado.

Conhecido carinhosamente como “Seu Sabiá”, João Adão Gonçalves é o brigadiano inativo mais antigo vivo, residente no município e um dos mais tradicionais e respeitados integrantes da comunidade do antigo Bairro Faxinal Velho. A homenagem ocorre em alusão ao Dia do Inativo da Brigada Militar, comemorado em 12 de novembro, data que celebra e valoriza aqueles que dedicaram suas vidas à segurança pública do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Projeto viabiliza início da construção de centro para atender população em situação de rua

Publicidade

Nascido em 23 de julho de 1938, João Adão Gonçalves ingressou na Brigada Militar em 28 de maio de 1967, após ter servido por mais de nove anos no Exército, onde atuou na banda militar. Sua carreira na Brigada Militar, marcada por dedicação e coragem, incluiu a atuação como motorista de oficiais e a participação em diversas ocorrências, sempre demonstrando um profundo comprometimento com o bem comum.

A história de “Seu Sabiá” é também uma história de legado familiar. Casado com Marilene Pacheco Gonçalves, ele é pai de cinco filhos, sendo que quatro dos seus filhos homens seguiram seus passos na Brigada Militar, um testemunho da inspiração que seu exemplo representa.

LEIA TAMBÉM: Projeto prevê indenização de até 50% para consumidores que tiverem falta de água em Santa Cruz

Publicidade

O vereador Edson Sortica destaca a importância do reconhecimento. “Seu exemplo de coragem, disciplina e amor à farda serve de inspiração para as novas gerações de brigadianos e para toda a sociedade. Que esta homenagem sirva como reconhecimento e gratidão por tudo o que fez e continua representando para sua família, para os colegas de farda e para toda a comunidade.”

Mesmo após passar para a reserva remunerada por volta de 1981, devido a problemas de saúde, João Adão Gonçalves permaneceu ativo, trabalhando como massagista, profissão que exerceu com zelo e habilidade, mantendo seu vínculo de serviço à comunidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.