Santa Cruz do Sul

Caminhada com Maria pela Paz ocorre neste domingo

Os fiéis terão a oportunidade de renovar a fé neste domingo, 7, durante a terceira Caminhada com Maria pela Paz. Com saída do trevo da BR-471 com a ERS-409, a partir das 8h30, a caminhada seguirá até a capela do Santuário Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, antigo Santuário de Schoenstatt.

Paralelamente, uma segunda caminhada vai partir do Hospital Vera Cruz, às 7h15, e deve se juntar à procissão principal, no trevo. No Santuário, situado às margens da BR-471, haverá missa conduzida pelo bispo emérito da Diocese de Bagé, dom Gílio Felício.

Segundo Rui Kaercher, da Associação Mãe Rainha, responsável pela vida religiosa e litúrgica do entorno do santuário e pela romaria, o evento visa retomar a tradição de fé entre as famílias. “Nos inserimos na corrente de oração proposta pelo Papa Leão XIV, pela paz das famílias e dos conflitos, especialmente no contexto do Oriente Médio.”

Publicidade

LEIA MAIS: 46ª Romaria de Schoenstatt reúne fiéis em caminhada de fé e agradecimento

Para Glacy Falleiro, da Associação Mãe Rainha, o santuário exala uma energia incomparável. “Os fiéis têm o lugar como sagrado, só de energias boas no meio das árvores.” A expectativa, segundo ela, é de que fiéis de Santa Cruz, Vera Cruz, Sinimbu e Venâncio Aires participem da romaria. Kaercher salienta que a associação pretende aproximar novamente as famílias do santuário. “Para nossa surpresa, muitas pessoas não sabem que o espaço está novamente aberto à comunidade.”

A capela

Em julho deste ano, a capela do santuário foi declarada patrimônio histórico, cultural e religioso do município. Desde então, recebeu melhorias graças às doações de fiéis. É o caso da colocação do campanário – cujas badaladas avisam a comunidade, todo domingo, de que a missa vai começar – e da nova porta de madeira, tal qual a original, instalada há 50 anos. Ambas serão abençoadas por dom Gílio após a caminhada de domingo.

Publicidade

LEIA MAIS: Capela do antigo Santuário de Schoenstatt é declarada patrimônio histórico de Santa Cruz

Rui Kaercher reforça que o espaço permanece aberto à comunidade de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas. “Em todos os domingos, há missa a partir das 16 horas, com abertura do santuário, sempre uma hora antes, e celebração intercalada dos padres Leão Gomes da Silva e Astor Backes”, conta. Desde 2012, a capela também recebe o Terço dos Homens, nas segundas-feiras, às 19h30, e o Terço das Mulheres, às quartas, a partir das 14 horas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.