Santa Cruz do Sul

Campanha da Saúde busca jovens que não tomaram vacina contra HPV

A partir da próxima segunda-feira, 5, todas as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul que tenham salas de vacinação passarão a oferecer doses contra o papiloma vírus humano (HPV) em jovens na faixa etária de 15 a 19 anos. O objetivo é imunizar quem não recebeu a dose até então. A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde para resgatar os não vacinados e assim aumentar a cobertura, protegendo a população contra os diferentes tipos de câncer.

Serão três meses de campanha, com encerramento previsto para 31 de julho. A iniciativa abrangerá os 497 municípios do Estado, com a meta de vacinar 90% do público-alvo. Apesar de a estratégia iniciar oficialmente no dia 5 em todo o Estado, Santa Cruz vai se antecipar e estará disponibilizando a vacina neste feriado de 1º de maio, durante o evento Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest. Crianças de 9 a 14 anos, faixa etária de rotina para imunização contra o HPV pelo SUS, também poderão receber a dose única, desde que acompanhadas por um responsável.

LEIA TAMBÉM: Com 90 casos de dengue, Santa Cruz intensifica medidas de prevenção

Publicidade

O coordenador do Setor de Imunizações, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, ressalta a oportunidade para aqueles jovens que não fizeram a vacina na idade prevista e chama a atenção para a importância de buscarem a proteção. “É sabido que a vacina confere proteção e evita alguns tipos de câncer, além disso é muito bem tolerada. Raríssimos são os efeitos adversos decorrentes dela, o que pode acontecer é um pouquinho de dor local, vermelhidão e inchaço que melhora em dois a três dias melhora”, afirma.

Campanhas ajudam a ampliar a cobertura

Segundo dados da Sesa, Santa Cruz está com cobertura vacinal média de 85,43% das meninas e 71,36% dos meninos. Na avaliação do coordenador, os números são bons e vêm melhorando. Em 2020, a cobertura era de 71,33% entre as meninas e 36,18% entre meninos. “Essa evolução é resultado de um grande trabalho que houve nos últimos dois anos, em diferentes projetos nas esferas federal, estadual, municipal e mesmo privada”, disse.

Fique atento

  • Para receber a dose, dentro da faixa etária alvo da estratégia, não é necessário acompanhante, mas é preciso levar carteira de vacinação e documento de identidade com CPF.
  • No perímetro urbano, as unidades de saúde funcionam das 7h45 às 11h15 e das 13 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira.
  • Já nos distritos, o horário de atendimento é das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas.
  • No Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, o atendimento acontece das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.