A Praça da Bandeira, nesta segunda-feira, 3, foi palco do lançamento de uma programação alusiva a uma das datas mais significativas para a promoção da saúde da mulher. O Outubro Rosa, campanha para chamar atenção quanto à prevenção ao câncer de mama, terá uma extensa programação. Palestras, momentos de confraternização, ações pontuais em cada unidade de saúde, além de debate sobre o assunto em centros de convivência e nos Cras, fazem parte do cronograma de atividades.
As ações terão como objetivo o compartilhamento de informações sobre o tema, além de promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e promover a conscientização sobre a doença. A prefeita Helena Hermany prestigiou a atividade e ressaltou o trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Santa Cruz é mesmo uma cidade privilegiada. Vejo aqui tanta gente, muitas entidades que se unem por uma causa tão nobre e necessária como esta. Conheço, em especial, a atuação da Liga, que ajuda as famílias de diversas formas e que faz este trabalho sensacional para o nosso município”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz lança a campanha do Outubro Rosa
Publicidade
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Michele Waechter, destacou os 45 anos de atuação da entidade. “Como é bom contar com tanta gente apoiando a questão da saúde da mulher. E esta parceria com o Município de Santa Cruz é fundamental, uma campanha que ganha força a cada ano. Atuamos há 45 anos aqui, e isso só é possível com o apoio da comunidade”, afirmou.
O titular da pasta de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Bello, destacou a importância de abordar o assunto. “Muito nos orgulha participar e organizar uma atividade como esta. Outubro é um mês para se refletir e para se prevenir, para transmitir e multiplicar esta mensagem de cuidado com a saúde”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Grêmio lança ação para marcar a campanha Outubro Rosa
Publicidade
Ainda segundo o secretário, um dos pontos altos da campanha será no dia 16 de outubro, com a realização do Domingo no Lago. Trata-se de uma tarde com muitas opções de entretenimento e de promoção da saúde no Lago Dourado. Haverá várias modalidades esportivas, dança, caminhada, corrida, passeio ciclístico, yoga, apresentações artísticas e brinquedos infláveis para a garotada.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Solange Basso, reforçou a programação. “Faz dois meses que a coordenadoria foi criada justamente para as mulheres de Santa Cruz, e nosso objetivo é dar oportunidades para que tenham melhores condições na saúde e no seu bem-estar social, por isso pensamos numa programação que contempla várias necessidades da mulher”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS
Publicidade
A programação do Outubro Rosa é uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, da Coordenadoria da Mulher, do projeto Maturidade Esportiva, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da rede de Atenção Básica, Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, Laboratório Radson e Câmara de Vereadores.
Dia 16 de outubro – Domingo no Lago
Dia 18 de outubro
Publicidade
Dia 19 de outubro
Dia 25 de outubro
LEIA TAMBÉM: Descubra mitos e verdades sobre o câncer de mama
Publicidade
Outubro é um mês marcado por muitas datas importantes, sobretudo, pela campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Segundo o INCA, o câncer de mama continua sendo a primeira causa de morte por câncer na população feminina. No Brasil somente neste ano foram estimados mais de 60 mil casos confirmados da doença.
This website uses cookies.