Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul celebra 37 anos de dedicação à arte e à comunidade, e inaugura hoje a Galeria Riesch
Ao longo de duas semanas, santa-cruzenses e demais visitantes poderão apreciar rica programação num dos pontos culturais mais conhecidos da cena urbana de Santa Cruz do Sul. A partir desta quarta-feira, 25, a Casa das Artes Regina Simonis abre suas portas para a celebração dos 37 anos de sua mantenedora, a Associação Pró-Cultura. A primeira ação, a partir das 18h30 desta quarta-feira, é a inauguração da Galeria Riesch, no espaço que constituía a garagem do prédio, com acesso pela Júlio de Castilhos.
O legado de fortalecimento da comunidade artística do município e da região será celebrado até o dia 9 de julho. Na agenda estão programadas exposições, atrações musicais, sessões de cinema e palestra.
Segundo a presidente Carol Knies, são 37 anos de trabalho voluntário para fomentar a cultura em todas as frentes, oferecendo programação cultural e ambiente para divulgação do trabalho dos artistas. “A nossa gestão incentiva as mais diversas manifestações: artes visuais, artes cênicas, audiovisual, moda, fotografia”, frisa.
LEIA TAMBÉM: INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em de julho
Publicidade
“Muito do que fazemos é graças às contribuições dos associados. É importante destacar a arte como ferramenta de trabalho e que movimenta a economia. Além da valorização do patrimônio, que é um tesouro localizado em pleno coração da cidade.”
Um dos pontos altos da comemoração promete ser a inauguração da Galeria Riesch, a partir das 18h30 de hoje. A estrutura foi idealizada para oferecer um novo espaço expositivo permanente para o Vale do Rio Pardo, complementando a programação da Casa das Artes Regina Simonis.
O que originalmente servia de garagem para o prédio do Banco Pelotense agora vai receber muita arte. A estrutura passou por uma reforma para atender aos critérios expográficos exigidos (iluminação, pintura, painéis expográficos, climatização), numa iniciativa da Associação Pró-Cultura, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mureta é construída no acesso ao Bairro Belvedere para impedir novos deslizamentos
O nome escolhido é uma homenagem ao imigrante alemão Roman Riesch, que marcou gerações com a Cia. de Teatro Riesch-Bühne. A exposição inaugural, que fica em cartaz até 25 de outubro, conta com cenários, objetos pessoais e fotografias do acervo da família, sob a guarda da neta Anni Riesch, bem como obras de arte cedidas para a mostra. (No último sábado, 21, a Gazeta do Sul publicou matéria no caderno Magazine sobre o ator, diretor e produtor teatral alemão).
A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul foi fundada no dia 16 de junho de 1988 por um grupo de voluntários, apreciadores de arte e representantes de diversos segmentos da comunidade. Sua sede inicial fooi o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea. Mais tarde, em 1993, passou a ocupar o prédio do antigo Banco Pelotense, construído em 1922, na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, no Centro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Elevação das águas do Guaíba chega a três metros e atinge cota de inundação
Hoje, o local pertence ao Estado e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphae). A cedência para a associação ocorreu por meio da Lei no 10.154, de 28 de abril de 1994. No ano seguinte, o espaço recebeu o nome Casa das Artes Regina Simonis, em homenagem à artista plástica santa-cruzense. (Fonte: casadasartesreginasimonis.com.br)
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.