Santa Cruz do Sul

Cemitérios de Santa Cruz são preparados para receber os visitantes no Dia de Finados

Com previsão de receber um grande número de visitantes neste fim de semana em razão do Dia de Finados, que é celebrado domingo, os principais cemitérios de Santa Cruz do Sul passam por uma série de melhorias. Além da limpeza realizada pelos serviços de administração, famílias se dedicam à ornamentação das sepulturas.

No Parque Guarda de Deus, equipes da Prefeitura cuidaram da limpeza dos corredores, escadas e pintura dos meio-fios. Também foram realizadas melhorias no entorno da área, no muro e fachada. Além disso, o sistema de iluminação passou por revisão e lajes que estavam soltas nos corredores passaram por reparos. Ainda houve melhorias no ajardinamento e plantio de flores nos canteiros.

LEIA TAMBÉM: Procura por flores aumenta para o Dia de Finados; veja valores

Publicidade

Nesta sexta-feira, 31, ao longo do dia, serão distribuídos pelo cemitério tonéis para descarte de flores, coroas, vasos e restos de madeira retirados dos túmulos. De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Dionatas Lopes, no fim de semana haverá equipes da Prefeitura de plantão, tanto no Cemitério Municipal como no Guarda de Deus, para auxiliar os visitantes. Quem tiver alguma dúvida poderá entrar em contato pelo (51) 99794 6742. Para visitação no sábado e domingo, os portões estarão abertos das 7h30 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Ações de combate à dengue serão intensificadas

Desde quarta-feira, 29, até a próxima terça, 4, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Combate a Endemias, promove ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Haverá vistoria e ação educativa nos cemitérios, em razão da movimentação intensa de visitantes durante o feriado de Finados. O objetivo é eliminar possíveis criadouros e orientar a população sobre cuidados simples que evitam a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Publicidade

Placas orientam quanto às medidas voltadas à prevenção e combate ao Aedes | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: Equipe de combate a endemias intensifica ações preventivas no período de Finados; veja ações

Os agentes de endemias farão inspeções em vasos, recipientes e demais pontos que possam acumular água, além de distribuir material informativo.

Como parte das atividades de modernização do controle vetorial, começou ontem o teste do aplicativo do Projeto Conect@Arbo, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ferramenta busca otimizar o registro das vistorias e aprimorar a coleta de dados em campo, trazendo mais agilidade e precisão ao trabalho das equipes.

Publicidade

Para saber

Levantamento

Após as ações da semana, na próxima terça-feira ocorrerá a quarta amostragem do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que permitirá identificar as áreas com maior presença do vetor no município. O resultado, previsto para ser divulgado em cerca de 12 dias, servirá como base para o planejamento das próximas etapas de controle e mutirões de limpeza.

Orientações

Publicidade

  • Evitar o uso de vasos com água
  • Manter os túmulos limpos
  • Verificar possíveis pontos de acúmulo de água.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Vanessa Behling

Share
Published by
Vanessa Behling

This website uses cookies.