Santa Cruz do Sul

Centenas de fiéis participam da bênção de ramos em Santa Cruz

Fé, adoração e gratidão resumem para a aposentada Maria Gladis Granich, 76, o significado do Domingo de Ramos, celebrado pela Igreja Católica na semana que antecede a Páscoa e marca o início da Semana Santa.

Mais do que isso, dom Aloísio Dilli, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, afirma que este é o momento de lembrar do comprometimento e comunhão com Jesus e com os outros. “Que os ramos nos façam lembrar ao longo de todo o ano o que Jesus nos ensinou. Por amor, Ele entregou sua vida por nós. Este é o momento de manifestar nosso desejo de acolher Jesus em nossas vidas. Precisamos estar com o coração aberto para receber o Senhor.”

LEIA MAIS: Semana Santa inicia com bênção de ramos em Santa Cruz

Publicidade

Centenas de cristãos participaram na manhã desse domingo, 13, da bênção de ramos em frente à Catedral São João Batista, seguida de santa missa. Além de dom Aloísio Dilli, também participaram da celebração o bispo dom Itacir Brassiani e o padre Rodrigo Hillesheim.

Segundo a Igreja Católica o Domingo de Ramos é celebrado em memória à entrada de Jesus em Jerusalém, onde foi recebido pelo povo com ramos de oliveiras e palmeiras.

Durante a bênção, dom Itacir também lembrou do período da Quaresma, que teve início na Quarta-feira de Cinzas. O período de 40 dias costuma ser dedicado à oração, penitência e um momento de profunda conversão. “Assim damos início à celebração do Mistério Pascal que compreende a Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo”, enfatizou o bispo.

Publicidade

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para os católicos e representa o momento da entrada de Jesus em Jerusalém | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA TAMBÉM: Católicos se preparam para o início da Semana Santa na Diocese de Santa Cruz; veja programação

Momento para renovar a fé e a esperança

A santa-cruzense Maria Gladis Granich participa anualmente do Domingo de Ramos e, segundo ela, a tradição vem desde a infância. “Meus pais me passaram a cultura e eu participo não só do Domingo de Ramos, mas das inúmeras atividades da Igreja Católica, e de todas as celebrações da Semana Santa.” Conta que o ramo abençoado tem um lugar especial na casa, junto a um altar, dividindo espaço com santos e servindo de proteção ao lar. 

O metalúrgico Rogério Bruck Ramos, 48 anos, acompanhou a bênção na Catedral, não somente por sua devoção e gratidão, mas porque acredita numa conexão do seu sobrenome com a celebração. “Quando eu era mais novo era muito mais ligado à Igreja, mas o distanciamento não significa que não creio em Deus. Essa celebração mexe muito comigo, porque não é por acaso que meu sobrenome é Ramos.”

Publicidade

Maria tem lugar reservado em casa para deixar o ramo abençoado | Foto: Rodrigo Assmann
Rogério crê em relação de seu sobrenome com a celebração | Foto: Vanessa Behling

LEIA TAMBÉM: Comunidade de Rio Pardo se prepara para o espetáculo da Paixão de Cristo e a Semana Santa

Programação da Semana Santa

Diocese de Santa Cruz, na Catedral

  • Quarta-feira, dia 16
    • 18h15 – Missa dos Santos Óleos
  • Quinta-feira, dia 17
    • 19 horas – Missa da Ceia do Senhor
  • Sexta-feira, dia 18
    • 15 horas – Celebração da Paixão do Senhor
    • 17h30 – Procissão do Senhor Morto
  • Sábado, dia 19
    • 17 horas – Vigília Pascal
  • Domingo, dia 20
    • 9 horas e 18h15 – Missas do Domingo da Ressurreição

Caminhada da Paixão de Cristo

A Caminhada da Paixão de Cristo de Santa Cruz do Sul chega à sua 15ª edição e será na próxima sexta-feira, 18, com início às 17 horas, em frente à Catedral São João Batista. O evento é organizado pela Comunidade Católica São Luís, do Monte Verde, e pela Comunidade Nossa Senhora do Carmo, do Bairro Margarida.

Publicidade

Durante o percurso de 4,5 quilômetros, os participantes percorrerão estações que simbolizam a Via Sacra, relembrando os momentos da Paixão de Cristo. A caminhada terá encenações e cânticos religiosos, proporcionando um momento de reflexão e espiritualidade. O encerramento ocorrerá no Parque da Santa Cruz, localizado no Bairro Monte Verde.

LEIA MAIS SOBRE RIO PARDO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.