Santa Cruz do Sul

Centro Administrativo 2 deve ser concluído neste ano e começar a funcionar em 2026

Foram quase dez anos de espera para que a obra de construção do novo prédio administrativo, localizado na esquina das ruas Coronel Oscar Jost e 28 de Outubro, em Santa Cruz do Sul, saísse definitivamente do papel. Desde 2012, quando foi realizada a fundação da estrutura, os trabalhos não avançaram e a construção ficou parada até 2023, acumulando mato e entulho, além de transmitir um aspecto de abandono. Isso prolongou a locação de secretarias em prédios alugados, gerando mais despesas aos cofres públicos. Entre 2024 e 2025, a obra teve um avanço significativo e agora caminha para sua conclusão.

A construção do prédio que abrigará o Centro Administrativo 2 chega às mãos do quarto prefeito desde sua concepção. O projeto foi elaborado em 2011, durante a gestão da então prefeita Kelly Moraes, com a fundação iniciada no ano seguinte. Em 2012, já sob o governo de Telmo Kirst, a obra foi paralisada e permaneceu estagnada por uma década.

LEIA TAMBÉM: Sicredi busca sugestões da comunidade
para futuro da área Kaempf; veja como participar

Publicidade

Em 2022, na gestão da ex-prefeita Helena Hermany, o projeto ganhou novo fôlego com a assinatura do contrato com a empresa K&G Construções LTDA, vencedora da licitação, para retomada da obra em 2023. Desde então, os sete andares do prédio já começaram a se integrar à paisagem urbana da cidade. A obra deve ter um custo final de R$ 26 milhões, com recursos próprios e financiamentos. O prédio está sendo erguido ao lado do Centro Administrativo 1.

A entrega já teve vários prazos: o primeiro apontava para o fim de 2024; depois, ainda na gestão de Helena Hermany, foi adiada para maio de 2025. Agora, sob a gestão do prefeito Sérgio Moraes, a previsão é que a obra seja concluída até o final deste ano, com início da ocupação das secretarias em janeiro de 2026 e atendimento ao público a partir de março.

Quem passa pelo local já percebe que a obra está em fase final, com a instalação de grandes paredes de vidro, finalização das calçadas, guarita e outros detalhes externos. No interior, estão em andamento serviços como instalação elétrica, colocação de pisos, pintura e sistema de refrigeração.

Publicidade

Prédio deve abrigar gabinete do prefeito

O secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, destaca que não se trata apenas de uma mudança física, mas de um novo paradigma em termos de atendimento e acolhimento ao cidadão. “Todas as secretarias já foram provocadas, digamos assim, para detalhar suas estruturas e apontar o que seria necessário para uma eventual mudança. Vamos receber essas informações no Planejamento e, junto com a Secretaria de Administração e o gabinete do prefeito, bater o martelo sobre quais estruturas irão para o novo prédio”, afirmou.

Segundo Azevedo, já há um alinhamento sobre como o local será estruturado, mas a decisão final caberá ao prefeito. “Agora, neste mês ou em junho, começamos a organizar”, completou. O último andar deverá ser ocupado pelo gabinete do prefeito Sérgio Moraes e do vice-prefeito Alex Knak. A expectativa é de que entre oito e dez secretarias sejam transferidas para o novo local.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz inclui no calendário de eventos o mês Maio Furta-cor; veja ações previstas

Publicidade

Os demais andares também serão ocupados por secretarias. Algumas poderão ocupar um andar inteiro, enquanto outras poderão dividir o espaço, conforme a necessidade. Após a mudança definitiva, a quadra se tornará um grande complexo da administração pública de Santa Cruz do Sul, com a integração do Centro Administrativo 1, do prédio da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e do Centro Administrativo 2.

“Estamos trabalhando com uma previsão até o final do ano. Depois disso, haverá ajustes internos, como divisórias, pois o prédio será entregue sem elas. Também teremos que licitar os equipamentos públicos que serão levados para lá. A ideia é terminar a obra até dezembro e, em mais dois ou três meses, deixá-lo completamente operacional”, explicou Azevedo.

Aluguéis de secretarias podem ser zerados

Atualmente, diversas secretarias que não estão no Centro Administrativo 1 ocupam prédios alugados. Com a mudança para o novo prédio, a Prefeitura pretende eliminar esses aluguéis, gerando economia aos cofres públicos. “Queremos zerar os aluguéis. Claro que há exceções, como prédios compartilhados com entidades parceiras, especialmente na área da segurança, onde o município, por exemplo, mantém a Secretaria de Segurança, mas não pode trazer delegacias para cá”, explicou o secretário.

Publicidade

Além da economia, o novo complexo administrativo também deve proporcionar mais agilidade nos serviços, por meio da centralização das demandas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.