Agronegócio

Certificação internacional impulsiona o aprimoramento de agrônomos brasileiros

A certificação internacional Certified Professional Agronomist Engineer (CPAE – Brazil) lançada no mês de julho, em Brasília, marca um novo momento para o desenvolvimento da Agronomia no Brasil. O programa reconhece a competência técnica de engenheiros agrônomos com experiência comprovada e formação abrangente, alinhando o exercício da profissão no Brasil aos padrões internacionais de excelência.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a American Society of Agronomy (ASA), com apoio da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab). A ASA é referência global na certificação de profissionais comprometidos com boas práticas agrícolas. O conteúdo das provas, elaborado por especialistas brasileiros, foi adaptado à realidade nacional e será aplicado em português. A primeira edição do exame ocorreu em agosto.

LEIA TAMBÉM: Exportações de tabaco para os EUA caem 94% em setembro, mas crescem em outros mercados

Publicidade

Na avaliação do engenheiro agrônomo Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, ex-conselheiro federal do Confea e coordenador da Comissão Temática do Grupo Agronomia, a certificação é uma estratégia concreta de valorização da agronomia nacional. Outra contribuição para apoiar a consolidação da certificação é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “Agronomia para uma sociedade mais sustentável – Fase 3”, do qual Lucchesi participa.

Além disso, para fortalecer essa novidade, ele atua como representante formal do Confea junto à ASA, ocupando o cargo no International Certified Crop Adviser Board, da entidade americana.

LEIA TAMBÉM: Congestionamento no Porto de Rio Grande pode comprometer embarques de tabaco brasileiro

Publicidade

Posicionamento global e futuro da profissão

A certificação tem potencial para projetar os engenheiros agrônomos brasileiros no mercado global com mais credibilidade técnica e institucional. Conforme Lucchesi, a expectativa é de que os contratantes valorizem mais os profissionais com essa certificação e reconheçam a qualidade técnica e compromisso com as boas práticas. Ele ainda reforça a necessidade de atualização contínua.
“Não há como sobreviver profissionalmente sem capacitação constante. Educação, qualificação e treinamento são essenciais nesse mundo competitivo. Com o apoio do Confea, dos Creas, das entidades de classe e das instituições de ensino, os profissionais vão coroar esse processo com competência”, avalia.

Como se certificar

A proposta da certificação CPAE-Brazil valoriza a formação técnico-científica, a experiência prática e a capacidade de atuar com soluções reais no campo. Para participar, é necessário:

  • Registro ativo no Sistema Confea/Crea
    – Cinco anos de experiência comprovada, com ARTs e acervo técnico (CAT)
  • Aprovação em exame técnico com validade de dois anos
  • O exame cobre quatro áreas principais: manejo de nutrientes, manejo de solo e água, manejo de pragas e manejo agropecuário
    Fonte: www.crea-pr.org.br

Sobre a data

O Dia do Engenheiro Agrônomo no Brasil se comemora em 12 de outubro porque foi nessa data que a profissão foi regulamentada, em 1933. Tal reconhecimento aconteceu anos depois do surgimento da primeira escola de agronomia no País, em São Bento das Lages, na Bahia, fundada ainda no Brasil império, em 1875.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.