ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Clima: o assunto é da nossa conta

O planeta cobra vorazmente os seres humanos pelos estragos feitos nos últimos séculos: a invasão das cidades, a extração de recursos sem cuidados, o desmatamento, a poluição do ar e das águas e a pouca atenção com os impactos do que fazemos na natureza. Somos verdadeiros predadores inconsequentes do nosso mundo. Faltamos com o respeito para com o sagrado da vida e nosso estado atual revela uma pobreza gigante de entendimento sobre nosso papel neste planeta.

Precisamos harmonizar as necessidades que temos com o uso responsável dos recursos naturais e tratar de forma mais digna as demais espécies vivas. Elas não estão no planeta para nos servir e, sim, para coexistir conosco. Usar melhor a água, implementar a agricultura regenerativa e substituir as fontes de energia atuais são urgências do nosso tempo.

ads6 Advertising

Publicidade

Esse não é um assunto novo, é só mais um dos assuntos que nossa míope visão de viver o presente e não compreender o que fazemos agora cria para o amanhã de muita gente. Não haverá prosperidade nem negócios se as questões do clima não forem endereçadas. Neste verão, talvez já tenhamos uma crise hídrica e você não poderá usar e abusar do seu ar-condicionado como fazia, só porque pode pagar a conta da luz.  Esse é um assunto da conta de todos nós.

Países capitalistas andam na contramão da estrada do futuro e continuam a barganhar o futuro para manter o poderio econômico em torno de fontes de energia fósseis, como carvão e petróleo. O uso de energia renovável cresce em todo mundo e até 2052 deve ter substituído o que usamos hoje em 100%. Todo investimento do mundo terá que ir para a regeneração do planeta e energia, mobilidade, resíduos, cuidados extremos com a água estarão no topo da pauta a partir de agora, o que traz para o mercado inúmeras oportunidades de negócio e de trabalho.

ads7 Advertising

Publicidade

Interagir com as questões climáticas é mais do que nossa obrigação. Regenerar o mundo é o tom para 2022.

LEIA MAIS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta