Educação

Colégio Mauá celebra legado centenário em educação

O incentivo à educação e o cooperativismo dos imigrantes alemães deram início à história de sucesso do Colégio Mauá, fundado em 27 de julho de 1870. A instituição surgiu através de uma aliança dos pais dos alunos da Escola Paroquial do pastor Hermann Jacob Bergfried. Juntos, criaram a Deutsche Schule (Escola Alemã), primeiro nome do educandário santa-cruzense que deu origem ao atual Colégio Mauá. Com o passar dos anos, diversos eventos marcaram a trajetória da escola, com destaque para a instalação do internato masculino em 1892 e do feminino em 1922.

Outros momentos marcantes foram a denominação atual para Colégio Mauá, que ocorreu em 1949, e a fundação do Museu do Mauá, em 1966. O acervo diversificado é composto por aproximadamente 80 mil peças, que foram doadas pela comunidade regional e provindas do Museu Escolar. A inauguração da escola no endereço atual, na Rua Cristóvão Colombo, 366, ocorreu em março de 1981, período em que os internatos foram desativados. O ano de 2019 também foi marcante para a escola, pois o educandário realizou a inauguração de um moderno prédio para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

LEIA MAIS: Colégio Mauá: a semente que gera grandes resultados

Publicidade

Atualidade

O Colégio Mauá é referência em ensino de excelência para crianças e adolescentes há 153 anos. Integrante da Rede Sinodal de Educação, a instituição conta com 2.204 alunos, sendo 1.948 na Unidade 1 e 256 na Unidade 2, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Considerada a maior escola privada de Santa Cruz do Sul e uma das mais importantes do interior do Estado, conta com 310 colaboradores, sendo 165 professores e 145 funcionários.

Formação continuada

O Colégio Mauá prioriza a formação continuada dos professores e monitores, com encontros e reuniões ao longo do ano. No recesso escolar de julho deste ano, 43 professores e monitores participaram do 17º Congresso do Ensino Privado, em Porto Alegre. Promovido pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), o evento teve como tema Essência e Saberes da Educação.

Professores participaram do 17º Congresso do Ensino Privado, em Porto Alegre

LEIA TAMBÉM: Atleta do Colégio Mauá conquista maior pontuação da Copa de Ginástica de Trampolim

Publicidade

Proposta pedagógica

O Colégio Mauá sempre trabalhou em prol da formação integral de gerações, oferecendo conhecimento nas mais diferentes áreas. Com bases sólidas, tornou-se referência em ensino de qualidade e destaque no cenário gaúcho como uma instituição baseada no trinômio: Educação, Cultura e Esporte. O objetivo é oferecer aos alunos atividades culturais e esportivas capazes de descobrir dons e revelar grandes talentos. Exemplos disso são eventos consagrados do calendário escolar, como os Jogos de Integração, o Aulão de História – Dia Mundial do Rock e o Dançarte.

Equipes dos Jogos de Integração
Aulão de História em comemoração ao Dia Mundial do Rock

LEIA TAMBÉM: Aulão de História é um show de música, arte e teatro em Santa Cruz

My Place in the World: resgate do passado e da cultura

Com o propósito de compartilhar e valorizar o legado deixado pelos imigrantes alemães e as primeiras comunidades instaladas em Santa Cruz, o Colégio Mauá promoveu o projeto My Place in the World para as turmas dos 3º anos iniciais. A iniciativa contou com atividades que tiveram como objetivo o ensino de aspectos históricos e geográficos do município.

Publicidade

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Maribel Carvalho, devido à proposta do currículo bilíngue do Colégio Mauá, o projeto iniciou-se em língua inglesa. “Os alunos realizaram o estudo da localização geográfica de Santa Cruz. Os estudantes conheceram o seu endereço, os bairros, os distritos e as características da zona urbana e rural que compõem nosso município, aprendendo a expressar tais informações na língua adicional”, ressalta. Além disso, eles fizeram um passeio pelos bairros e pontos turísticos da cidade, em que puderam associar as informações aprendidas em sala de aula com a imagem concreta das casas, ruas, prédios e monumentos históricos.

O projeto My Place in the World também contou com o estudo sobre o processo de imigração alemã em Santa Cruz. Em sala de aula, os professores estimularam o conhecimento através de pesquisas sobre os pontos turísticos, construção da linha do tempo da história de Santa Cruz, apropriação dos símbolos, entre outras atividades desenvolvidas. A proposta também envolveu as aulas de música nas quais os alunos conheceram a letra do Hino de Santa Cruz do Sul.

Exposição do trabalho desenvolvido pelo projeto My Place in the World | Foto: Regina Colombelli

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.