Agronegócio

Colheita do tabaco será aberta em cerimônia nesta sexta; veja detalhes

A 7ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul acontece nesta sexta-feira, 7, às 14 horas, no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. O local foi definido pelos organizadores, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com o governo do Estado, após a previsão de fortes chuvas e ventos para a região, conforme anunciado na última quarta-feira.

Inicialmente prevista para uma propriedade rural em Santa Cruz do Sul, a solenidade foi transferida ao Pavilhão da Agricultura Familiar para garantir a segurança e o acesso de autoridades e convidados. A precaução foi destacada pelo presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, em entrevista nessa quinta, 6, à Rádio Gazeta FM 107,9.

LEIA TAMBÉM: Subcomissão de defesa do tabaco tem relatório aprovado na Assembleia Legislativa

Publicidade

Drescher explicou que o local original, na propriedade dos fumicultores Anderson e Débora Barros, poderia ter problemas de acesso se a previsão se confirmasse. “Por questão de prudência diante da notificação sobre o clima, a comissão decidiu transferir a sede do evento para o pavilhão da agricultura familiar no Parque da Expoagro Afubra como segurança e garantia”, afirmou.

O ato, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado, ganha caráter ainda mais político neste ano, ao ser realizado na véspera da COP-11, que ocorrerá em Genebra entre os dias 17 e 22 deste mês. Autoridades do governo estadual e da Assembleia Legislativa marcam presença, reforçando o reconhecimento da relevância econômica e social do setor.

“O tabaco também é agro e é uma atividade predominantemente da agricultura familiar, então a questão social é muito relevante, representando milhares de famílias no Rio Grande do Sul”, frisou o presidente da Afubra.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Nenhum tratado internacional pode calar quem produz dentro da lei”, diz deputado Marcus Vinícius sobre a COP-11

A solenidade incluirá a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Programa Tabaco é Agro: Diversificação das Propriedades. A produção sul-brasileira na safra 2024/2025 foi de 719.891 toneladas, das quais 303.393 toneladas foram colhidas pelas 69.238 famílias gaúchas. A produtividade média no Estado ficou em 2.313 quilos por hectare no tabaco Virgínia, o mais cultivado.

Para a atual safra, ainda não há dados sobre a estimativa de produção. Drescher, no entanto, alertou que o clima não tem sido totalmente favorável, impactando a produtividade em algumas regiões.

Publicidade

Para saber

  • Reconhecimento político: a relevância da cultura do tabaco está consolidada na agenda do Estado, à semelhança de culturas como arroz e soja, mas com destaque para o aspecto social, dada a sua base na agricultura familiar.
  • Sinistros no Seguro Mútuo: quase 8 mil produtores nos três estados do Sul já acionaram o sistema mútuo de auxílio por sinistros nesta safra, com cerca de 2 mil propriedades ainda a serem vistoriadas.
  • Preço da safra: as reuniões para a definição do preço da safra 2025/2026 devem começar em meados de dezembro, após a compilação dos dados finais do custo de produção, que incluem a fase de colheita.
  • Localização original: a abertura estava prevista para a propriedade de Anderson Rafael da Silva Barros (35 anos) e Débora Roberta Wink Barros (29 anos), em Santa Cruz do Sul, administrada com os pais de Anderson.
  • Abertura: a primeira Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no RS ocorreu em 2017, em Venâncio Aires, seguida por Canguçu em 2018, Arroio do Tigre em 2019, Vale do Sol em 2021, São Lourenço do Sul em 2022 e, em 2024, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

otto_tesche

Repórter, editor e coordenador de conteúdo na empresa Gazeta do Sul. Trabalhou como correspondente na região do Vale do Rio Pardo na empresa Correio do Povo. Estudou Desenvolvimento Regional - Ênfase Sociocultural na instituição de ensino Unisc – Santa Cruz do Sul/RS. Estudou Jornalismo na instituição de ensino Unisinos – São Leopoldo/RS. Mora em Santa Cruz do Sul, mas é natural de Três De Maio, Rio Grande Do Sul, Brazil.

Share
Published by
otto_tesche

This website uses cookies.