Hoje, local acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social das 19 horas às 7 horas
Com a chegada do frio, aumentam a preocupação e os cuidados com pessoas em vulnerabilidade social, principalmente moradores de rua. Para amenizar a situação, o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, reforça os trabalhos no Albergue Municipal. Com capacidade para 35 pessoas, o espaço recebe cerca de 30 frequentadores diariamente. No local, com atendimento das 19 horas às 7 horas, são oferecidos refeições, roupas, produtos de higiene pessoal e acomodações para pernoitar.
A partir do próximo dia 10, o atendimento será oferecido nas 24 horas. Contudo, os usuários não são obrigados a permanecer no local durante todo esse período. A coordenadora do Departamento de Alta Complexidade da secretaria, Juçara Tatsch, explica que o funcionamento ininterrupto é uma ampliação do serviço por parte da Prefeitura.
LEIA TAMBÉM: Colocação de vigas no viaduto da RSC-287 vai alterar o trânsito na região; veja
Publicidade
“Essa oferta diurna não é uma obrigação legal, mas sim uma iniciativa da gestão municipal para garantir mais suporte, inclusão e assistência social, facilitando a reintegração e oferecendo mais dignidade às pessoas em situação de rua”, afirma.
Ela enfatiza que ninguém pode ser obrigado a ir ou permanecer no albergue. “A ida deve ser voluntária, respeitando a autonomia e a vontade das pessoas em situação de rua. O papel dos serviços sociais, incluindo a Abordagem Social e o albergue, é oferecer acolhimento, apoio e alternativas dignas para quem quiser ou precisar, mas sem nenhum tipo de coerção ou imposição”, salienta Juçara.
LEIA TAMBÉM: Projeto que proíbe verba pública em shows que incentivem crimes em Santa Cruz é aprovado; entenda
Publicidade
Recentemente, o Município instituiu o Comitê Municipal de Atenção à População em Situação de Rua, que irá propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas intersetoriais visando prevenir e superar tal condição.
Além disso, há cerca de três meses, a Prefeitura contratou uma psicóloga para atender de forma específica as pessoas em situação de rua. Mas para receber atendimento no albergue, o cidadão não pode estar sob efeito de drogas ou bebida alcoólica. Também é preciso apresentação de um documento de identificação ou, então, boletim de ocorrência sobre a perda dos documentos.
O Albergue Municipal está localizado na Rua São José, 2.381, no Bairro Bom Jesus e pode ser acessado por demanda espontânea ou encaminhamento pelos serviços de assistência social. Mais informações pelo telefone (51) 99844 2604.
Publicidade
Realizada diariamente por educadores sociais e Guarda Municipal, a Abordagem Social ocorre em diversos pontos da cidade. O objetivo é oferecer suporte e encaminhamentos para os indivíduos em situação de extrema vulnerabilidade.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado estende prazo de inscrições para programa MEI RS Calamidades
As equipes realizam a ação durante o dia e à noite, oferecendo aos moradores em situação de rua acesso a serviços como avaliação médica em unidades de saúde; encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CapsAD); auxílio-passagem para retorno a outras localidades, quando necessário; e encaminhamento para as cozinhas comunitárias.
Publicidade
Por mês, as abordagens, que eram de cerca de 14 entre janeiro e abril deste ano, saltaram para uma média de 33 com o início do frio.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.