Rainha Rafaela Nicknig e princesas Amanda Regina Werner e Sofia Cristina Pretzel prometem muita animação durante toda a festa
Sob o tema Reviva as memórias, celebre as tradições, a 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul começa nesta quinta-feira, 9. Os portões do parque serão abertos às 18 horas e a solenidade oficial será no Centro Cervejeiro. Para esta edição são esperadas cerca de 500 mil pessoas nos dias 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26. Nesse período o público poderá conferir muita gastronomia, bailes típicos em diferentes palcos, apresentações culturais, cinco shows nacionais, jogos germânicos e desfiles na Rua Marechal Floriano nas tarde de sábados e nas manhãs de domingo.
Ao longo da festa, ocorrerão apresentações diárias de grupos de dança infantis e adultos no pórtico e no Pavilhão Central; Encontro de Corais Infantojuvenis no Dia da Criança, em 12 de outubro, e Encontro de Corais Adultos, no dia 23. A agenda cultural reunirá 50 apresentações já confirmadas, com 30 grupos de 15 cidades e cerca de mil dançarinos.
LEIA MAIS: Primeiro dia da Oktoberfest Santa Cruz terá entrada gratuita e agenda diversificada
Publicidade
A integração com as sociedades também cresce. Cerca de 80 entidades estarão em atividades ao longo da programação. Desta vez, o chope oficial será fornecido pela cervejaria Heilige, que tem sede em Santa Cruz do Sul, e as bebidas não alcoólicas pela Fruki Bebidas. A gastronomia também será farta e variada e promete opções diversificadas para o público. Serão mais de 50 pontos de vendas de comida, sendo quatro restaurantes.
O presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram, enfatiza que a edição celebra a recuperação e resiliência do povo após momentos díficeis vivenciados com a enchente do ano passado. “É a festa da alegria, da família, da cultura, que integra, de novas experiências, que brinda e comemora a recuperação do Estado num período difícil. Também celebra a vida, e se temos saúde pra comemorar e brindar é algo que nos deixa muito alegres. Com certeza, será um belo evento que a comunidade santa-cruzense, da região e do Estado merecem.”
LEIA MAIS: Veja quais atrações estarão no Palco Gazeta na 40ª Oktoberfest
Publicidade
As atrações da vasta programação movimentam não somente o Parque da Oktoberfest, mas toda a cidade. A estimativa é de que a festa germânica proporcione uma movimentação financeira superior a R$ 70 milhões.
Mathias Bertram destaca que as modificações neste ano devem influenciar para o sucesso da festa. “O retorno financeiro é muito relativo. Temos muitas mudanças na festa, no formato, inclusive a gastronomia por percentual e o chope, também com um modelo diferente de negócio. Então, a gente está trabalhando para melhorar os números do ano passado.”
A grande movimentação na cidade exige cautela de quem transita pelas ruas. O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Reginaldo Campos, chama a atenção para alterações e intenso fluxo nas ruas.
Publicidade
“Temos um volume maior de veículos, pedestres e também de eventos acontecendo ao mesmo tempo, o que exige atenção redobrada de todos. Aos visitantes, a principal orientação é planejar o deslocamento com antecedência, respeitar as sinalizações e dar preferência ao transporte coletivo, táxi ou carona seguras. E claro, se for beber, não dirija. A ideia é que todos possam curtir a festa com responsabilidade e voltar para casa em segurança.”
LEIA TAMBÉM: Assemp divulga orientações para acesso de menores na 40ª Oktoberfest
Campos destaca que a pasta montou um esquema especial de operação durante o período da festa. “Teremos reforço nas equipes da Guarda Municipal, monitoramento constante por câmeras, além de bloqueios e desvios em alguns trechos para garantir fluidez e segurança nas vias.”
Publicidade
Publicidade
This website uses cookies.