Santa Cruz do Sul

Com nova onda, Santa Cruz deve receber 15 mil testes para Covid-19

Quatro anos desde o início da pandemia de Covid-19, o País enfrenta uma nova onda da doença. Em Santa Cruz do Sul, o cenário não é diferente. Nas últimas semanas, o número de pacientes que precisaram de atendimento nos postos aumentou. No entanto, a testagem das pessoas com sintomas é restrita para um determinado grupo, conforme nota técnica do Ministério da Saúde.

Na quarta-feira, o Município recebeu 1,6 mil testes para Covid-19. O insumo foi distribuído para os postos de saúde e portas de entrada de atendimento médico, de acordo com a demanda de cada local. Em entrevista ao programa Rede Social da Rádio Gazeta FM 107,9, a coordenadora de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, ressaltou que Santa Cruz vai receber mais 15 mil testes na primeira semana de abril. 


LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem três óbitos relacionados a Covid-19 em 2024

Publicidade

“Não chegamos a ficar sem os testes. Eles estão sendo ofertados de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, o que compreende o grupo prioritário com idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos e gestantes sintomáticas”, disse Francine. Trabalhadores da saúde não estão enquadrados na normativa. A expectativa é de aumentar a faixa de pessoas com a chegada dos novos insumos. 

A coordenadora alertou sobre a nova onda de Covid-19 que o País enfrenta. “Em Santa Cruz, vemos um aumento significativo dos casos. Estamos com 684 confirmações da doença e 16 suspeitos.” Neste ano, o número de mortes pela Covid chega a quatro. Foram pessoas com 81, 88, 78 e 79 anos, todas com alguma comorbidade.

LEIA TAMBÉM: Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todo o país

Publicidade

Não é momento para restrições

Algumas regiões do País e até cidades do Rio Grande do Sul estão voltando a fazer recomendações, como uso de máscara em alguns locais e evitar aglomeração de pessoas. Em Santa Cruz, a coordenadora de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, disse que ainda não é momento de vislumbrar alguma restrição nesse sentido. “Estamos com quatro pessoas internadas em uma cidade que conta com três hospitais.”


Conforme Francine, as ondas de Covid-19 serão frequentes, assim como a gripe H1N1. “Vamos ter que aprender a viver assim.” Ela destacou que a cidade está com uma alta vacinação contra a doença e conta com um sistema eficiente de imunização nos postos de saúde.

Colaborou Aline Silva

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.