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Começa em Santa Cruz encaminhamento da 1ª via da nova carteira de identidade

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Foto: Agência Brasil

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Os Postos de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) no interior do Estado e nas unidades do Tudo Fácil iniciaram, nesta quinta-feira, 4, o encaminhamento da primeira via do novo modelo de carteira de identidade. No primeiro dia de expansão do serviço foram encaminhados 572 documentos. A implantação começou em 26 de julho, em Porto Alegre.

A carteira, que utiliza o número do CPF como RG, está disponível gratuitamente somente para primeira via. “Apenas quem nunca emitiu um RG, como no caso das crianças ou de adultos que fizeram o documento em outro Estado, estão aptos a solicitar o novo modelo de documento,” explica a diretora-geral do IGP, Heloisa Kuser.

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Nova identidade começa a ser emitida no Estado nesta terça-feira

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A maioria dos Postos de Identificação do IGP já estão encaminhando a primeira via do documento. Para solicitar o novo modelo de documento é necessário apresentar uma certidão (nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio) e informar o número do CPF, que deve estar livre de restrições junto à Receita Federal.

A forma de atendimento, por ordem de chegada ou por agendamento prévio no site, varia conforme o município. Para saber como proceder, o cidadão deve acessar o site do IGP.

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A nova carteira tem vários dispositivos de segurança, como a impressão em papel-moeda e um QR Code que armazena as impressões digitais e informa se o documento foi furtado ou roubado. Além disso, por ter a numeração igual ao CPF, o cidadão não poderá mais emitir um documento em cada Estado, acumulando vários números, como ocorre atualmente. Por outro lado, em caso de perda ou roubo, a segunda via poderá ser solicitada em qualquer Estado e a numeração será mantida. A versão digital pode ser acessada no portal do governo federal www.gov.br, depois da retirada do modelo físico no posto de identificação. No interior, o prazo para entrega varia de 15 a 25 dias úteis. Em Porto Alegre é de 15 dias.

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Assim como no modelo atual, para inserir o número de outros documentos (carteira nacional de habilitação, título de eleitor, identidade profissional), nome social, condições peculiares de saúde (diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes) ou os símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), basta apresentar os documentos ou laudos médicos comprobatórios.

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