Santa Cruz do Sul

Começam as provas do Palco do Saber 2023

O ginásio da Escola Municipal Santuário, no Bairro Pedreira, ficou mais colorido na manhã dessa terça-feira, 1º, com o primeiro encontro do Palco do Saber neste ano. Na plateia, estudantes, professores, direção e convidados acompanharam a rodada de perguntas e respostas. No total, cinco duplas participaram da disputa. Ao final, Hyumy Lopes Rodrigues, 14 anos, e Taciano Eduardo Maus Pereira, 15, foram os campeões.

Desde o ano passado, a dupla pensava em participar da atividade. “Nós viemos nos preparando, praticando e pedindo ajuda dos professores”, disse Hyumy. Amigos desde os 3 anos de idade, em sala de aula ambos dizem ser bons estudantes e têm mais familiaridade com a Matemática. Agora, o foco será na final da competição. “Vamos seguir nos preparando”, completou Taciano.

Hyumy Rodrigues e Taciano Pereira foram os primeiros classificados na etapa de ontem

LEIA TAMBÉM: Aesca inaugura nova estrutura e amplia capacidade de atendimento

Publicidade

A olimpíada do conhecimento realizada pela Gazeta Grupo de Comunicações chega neste ano à sua nona edição. Durante cerimônia de abertura, o gestor-executivo da empresa, Jones Alei da Silva, reforçou a importância da iniciativa. “Nada dura tanto tempo se não for algo positivo. E se não formos bem na Educação, o futuro não será promissor. Ele depende do que se faz no presente”, disse.

Já o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, aconselhou os estudantes. “Aproveitem ao máximo este momento, o processo de construção do conhecimento. Vocês podem alcançar muitos resultados por meio do estudo.” Em seguida, a prefeita Helena Hermany também destacou o papel do Palco do Saber. “Ele instiga a curiosidade, fomenta o conhecimento. É mais que um projeto, é uma realidade fantástica.”

Na plateia, estudantes, professores, direção e convidados acompanharam a rodada de perguntas e respostas

LEIA MAIS: Classificatórias do Palco do Saber iniciam na terça-feira

Publicidade

Grande final ocorrerá em novembro na Unisc

A fase classificatória do Palco do Saber vai até 27 de outubro. Serão 37 escolas participantes, sendo o público-alvo estudantes do 9º ano da rede pública municipal. Durante a olimpíada, os participantes respondem 16 questões de quatro áreas (linguagens, ciências humanas, ciência da natureza e matemática), sorteadas por meio de software. Para este ano, inclusive, o banco de perguntas passou por remodelação.

A final está agendada para o dia 17 de novembro, no anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Segundo o gerente de eventos da Gazeta e coordenador da atividade, Edson Marques, por semana devem ser contempladas de três a quatro escolas. “Vale lembrar que a participação no Palco do Saber já começa no momento da inscrição, quando estudantes, professores e escolas passam a se mobilizar para a participação”, observou. No próximo ano, quando o projeto irá completar dez edições, a intenção é apresentar novidades para o público.

RELEMBRE: FOTOS: alunas da Escola Normélio Boettcher venceram o Palco do Saber em 2022

Publicidade

Para saber

O Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, com realização da Gazeta Grupo de Comunicações, patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul e suporte pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Conexões Unisc.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.