Henrique Constantin (à esquerda) aposta na liquidação de roupas para o Dia dos Pais
Com a proximidade do Dia dos Pais, comemorado neste ano em 10 de agosto, lojistas de diversos segmentos apostam em promoções e campanhas especiais para atrair os consumidores em Santa Cruz do Sul. Roupas, calçados, perfumes, relógios e eletrônicos estão tradicionalmente entre as opções mais procuradas pelos familiares e amigos, que buscam presentear com produtos funcionais, mas também simbólicos.
Na Relojoaria e Joalheria Gandolfi, que fica na Rua Senador Pinheiro Machado, a aposta é nos relógios de pulso, que estão com 40% de desconto. A promoção se estende às peças de ouro, com 20% de abatimento, e às bombas de chimarrão, com 30%.
LEIA TAMBÉM: 35ª Feira do Livro de Santa Cruz começa nesta sexta-feira; veja programação
Publicidade
Com a proximidade da data, o proprietário Edeson Gandolfi acredita que o movimento de clientes aumentará nos próximos dias. A expectativa é de que a loja amplie as vendas em 10% em relação ao ano passado.
Já a aposta da loja Sociedad, na Rua 28 de Setembro, está no vestuário de inverno. Segundo o proprietário Henrique Constantin, algumas peças estão em liquidação. Além da moda casual, a loja oferece produtos de alfaiataria. “Estamos com o estoque abastecido, esperando que os clientes venham”, afirma. A loja também oferece uma promoção: quem comprar acima de R$ 500,00 será presenteado com um porta-lata.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz reforça ações de acolhimento a pessoas em situação de rua
Publicidade
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz, acredita que não há uma tendência de consumo específica para o Dia dos Pais. No entanto, aposta que, dentro dos itens direcionados ao público masculino, devem se destacar o setor do vestuário – que é uma das principais opções para diversas datas comemorativas – e o de multilojas.
Com a chegada da segunda metade do inverno, Bartz observa uma tendência de liquidação das coleções dessa estação, especialmente do vestuário, buscando também atrair o público que consome produtos para o Dia dos Pais. As vendas para a data, segundo ele, vão se intensificar na semana anterior à comemoração. Porém, os estabelecimentos não devem adotar horário estendido. “No sábado à tarde, as lojas costumam estar abertas, mas nada de diferente em relação a isso”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Parceria entre Excelsior e Unisc leva empresa ao ranking das mais inovadoras do Sul
Publicidade
Em relação aos desafios do comércio local, o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, afirma que as vendas online são sempre uma barreira para o varejo tradicional. No entanto, ele explica que muitas lojas físicas se adaptaram ao novo modelo híbrido, que é quando a experiência do cliente inicia no meio virtual e termina com a efetivação presencial da compra. De acordo com Spode, é preciso ingressar em todos os canais digitais, buscando criar essa interface com os clientes.
Outro ponto que poderá afetar o desempenho do comércio para a data é o endividamento, diz o presidente da entidade. Com a inadimplência alta, ele acredita que o nível de confiança do consumo diminui e prejudica até mesmo quem tem meios para fazer a compra, já que a incerteza na economia passa a ditar as regras.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.