Movimento em lojas começou em outubro. Vendas devem aumentar neste mês
Lojistas de Santa Cruz do Sul começam a se preparar para aquela que é considerada uma das datas mais rentáveis do ano. Com projeção de crescimento e recuperação nas vendas, o Natal tem inspirado decorações e estratégias para conquistar a clientela. Como tradicionalmente acontece, as lojas de bazar e decoração foram as primeiras a entrar no clima da comemoração entre agosto e setembro. Nas últimas semanas, porém, outros setores passaram a exibir produtos e oferecer serviços natalinos. Nos supermercados, já é possível encontrar itens para a ceia. Da mesma forma, lojas de vestuário e acessórios apresentam sugestões de presentes nas vitrines.
Dados iniciais para o Natal deste ano indicam que, embora o e-commerce continue crescendo, as lojas físicas devem ser mais procuradas pelos consumidores. Inclusive, a expectativa é por um aumento superior nas vendas em comparação ao online.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul é a sétima cidade mais segura do Rio Grande do Sul, mostra pesquisa
Publicidade
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, enfatiza que essa é a principal data para o varejo. Além disso, a antecipação das compras vem repercutindo nas lojas. “Antenado, o comércio participa da liquidação de novembro, com foco no cliente que deseja adquirir produtos com valores diferenciados”, ressalta Spode.
Proprietária de uma loja de bazar e utilidades do centro de Santa Cruz, Marilene Aguiar Pacce já se preparou para a data e tem recebido cada vez mais clientes em busca de itens de decoração. “Alguns clientes já começam a arrumar suas casas em outubro, mas a grande maioria inicia em novembro.”
Acrescenta que o estoque está reforçado e projeta um aumento nas vendas em relação a 2024.
“Trabalhamos com muitos itens de Natal e isso requer um espaço grande de estoque. Esperamos que as vendas tenham um crescimento de 5%. Este foi um ano difícil e esperamos que o Natal nos surpreenda.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz faz a 2ª edição da Mateada da Prematuridade neste sábado
Da mesma forma, Sahra Silveira diz que terá como foco o atendimento e a comodidade dos clientes em sua loja de confecções. “Vamos fazer horário diferenciado, abrir vagas pra freelancers e reforçar as divulgações nas redes sociais.” Ela acredita em um grande volume de vendas para o fim de ano. “Estamos preparando o estoque, mesmo que ainda não haja procura por compras para o Natal. Mas temos uma boa perspectiva, apesar do comércio estar sofrendo bastante nos últimos três, quatro meses. Esta sempre é a melhor data do ano.”
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, afirma que as vendas para o fim de ano devem ter crescimento entre 9% e 10%, segundo projeções do setor varejista. “É um período em que a pessoa fica mais predisposta a comprar. É quando há maior impacto, principalmente novarejo. Além disso, o 13º salário e o desejo de presentear ajudam neste momento.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Custo da cesta básica registra queda de 2,87% em Santa Cruz do Sul; veja variações
Bartz ressalta que eventos como Oktoberfest e Enart influenciam no consumo e na economia local. “Qualquer evento acaba trazendo público para Santa Cruz, que acaba consumindo. Parte desse consumo ocorre no comércio de varejo, mas a grande maioria vai para serviços, principalmente bares, restaurantes e pubs. Temos um mapeamento de que para cada R$ 1,00 que uma pessoa gasta em hospedagem em Santa Cruz, ela gasta mais R$ 4,70 consumindo aqui, no varejo, serviços e outras questões.”
Uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) revela que as contratações de mão de obra temporária para o fim de ano iniciaram em outubro, gerando um incremento de até 10% no quadro das empresas que farão seleção de funcionários para atender à demanda.
Publicidade
Qualificação e dedicação são atributos que podem fazer a diferença na hora da seleção. Os segmentos de vestuário, calçados, móveis e eletrodomésticos, perfumaria e autocuidado demonstraram interesse em contratar temporários.
LEIA TAMBÉM: Coca-Cola confirma caravana de Natal em Vera Cruz; veja data
Segundo a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda, a pesquisa feita com associados da entidade mostra que 46% dos entrevistados projetam abrir vagas para o fim de ano. “Há empresas,
do ramo do vestuário, por exemplo, que acreditam que seja possível elevar em até 20% o quadro de funcionários do período”, salienta a executiva.
Publicidade
Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, mais que uma oportunidade de ingresso ou recolocação no mercado, as convocações de fim de ano podem ser o pontapé para uma carreira de sucesso no setor. “Geralmente quem contrata no fim de ano busca ampliar o quadro, pois na sequência das festas e do movimento de Natal iniciam os períodos de férias nas lojas. Essa situação pode aumentar o tempo de contrato, tornando-o até mesmo efetivo. Tudo depende do desempenho do contratado.”
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.