Santa Cruz do Sul

Comércio se prepara para contratação de temporários; Sindilojas dá dicas de como procurar vagas

A onda de eventos e datas comemorativas do segundo semestre proporciona maior movimentação do comércio de Santa Cruz do Sul. Com isso, as empresas se preparam para realizar contratações temporárias com o objetivo de suprir a alta demanda e proporcionar mais agilidade nas vendas.

Segundo levantamento realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), as empresas associadas pretendem aumentar em 10% o quadro atual de funcionários. O início das contratações deve acontecer no início de outubro. Com isso, surgem dúvidas de por onde e como se candidatar às vagas. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM na manhã desta segunda-feira, 15, a diretora-executiva do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Gicele Arruda, prestou orientações de como a população pode buscar as oportunidades.

LEIA TAMBÉM: Contratação de temporários para o comércio do Vale do Rio Pardo inicia em outubro

Publicidade

O sindicato não possui banco de currículos, mas devido ao alto número de pedidos, a entidade pensa em caminhos para auxiliar na intermediação entre pessoas que buscam oportunidades e empregadores. No momento, aqueles que buscam por vagas devem acompanhar atualizações diretamente com as empresas.

Veja dicas na busca por vagas:

  • Nas vitrines dos estabelecimentos: Muitas empresas seguem o método tradicional e divulgam a busca por contratação nas próprias vitrines ou recepções. Geralmente, o anúncio também reforça requisitos e como se candidatar.
  • Serviços terceirizados de RH, Sine ou portais que divulgam vagas: Sites e empresas especializadas em serviço de Recursos Humanos (RH) também são utilizadas para a divulgação. Além disso, as vagas também podem ser cadastradas pelas empresas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Podem ser verificadas online pelo Portal Emprega Brasil, no celular pelo aplicativo da Carteira Digital ou visitando um dos postos da rede. Uma dica importante é manter os dados atualizados e as pretensões profissionais para concorrer a uma vaga.
  • Redes sociais dos estabelecimentos: As redes sociais também estão sendo utilizadas para divulgação das vagas. Então, se recomenda que o público acompanhe as empresas de interesse e mantenha contato online.

Sindilojas estimula a qualificação profissional

Para aqueles que buscam uma vaga o ingresso temporário pode ser uma porta de entrada para uma oportunidade fixa, segundo a diretora-executiva do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Gicele Arruda. “O que contribui muito para essa efetivação é a dedicação desse colaborador e a qualificação dele. Dentro da própria entidade, o Sindilojas tem um polo educacional da Faculdade do Comércio, que é aquele EAD diferenciado”, explica.

Ainda, menciona a possibilidade da conclusão do Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) de forma online no Serviço Social do Comércio (Sesc) e os cursos qualificantes do Senac. “Estar preparado, qualificado e ter essa dedicação, comprometimento com a equipe também são diferenciais para que ele seja efetivado e continue na equipe dessa empresa”, destaca.

Publicidade

*Colaboraram os jornalistas Carina Weber e Márcio Souza

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.