ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Como antecipar mudanças

O pensamento orientado ao futuro é a competência mais relevante do século 21, segundo a Unesco. Viver o presente é legítimo, afinal é só o que temos de fato, mas viver o agora sem saber sequer para onde se vai seria como embarcar em um avião sem plano de voo, inaceitável para a maioria de nós. Precisamos refletir sobre as mudanças, para onde vamos e como o que decidimos e escolhemos hoje influenciará as próximas décadas.

O fato é que poucos se interessam pelo futuro, já que ele parece distante e não é nada previsível. Então, teorias de que não podemos tomar nada como certo e que não adianta pensar neste assunto são mais um engano tradicional com roupagem moderna.

ads6 Advertising

Publicidade

A história nos mostra que viver o dia a dia e incrementar o que já existe não é suficiente e nos coloca em alto risco de fracasso. Podemos observar mudanças evidentes a nossa volta todos os dias. Devemos refletir sobre como as mudanças impactam nossa vida, o trabalho, as finanças e os negócios daqui para frente.

Nas empresas que atendo com minha consultoria de futuro, é incrível perceber como o nível de prontidão para mudanças é baixo, a clareza sobre o que vem pela frente rasa, o que leva a decisões recorrentes para manter o que existe ou para prolongar a sobrevida dos negócios. Raros são os que realmente mapeiam sinais de mudança e se dispõem a criar possibilidades de futuros sem precisar extinguir o que existe no momento presente.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta