O Natal é, historicamente, marcado pela concentração das compras nos últimos dias, especialmente após o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Esse comportamento influencia a organização do comércio, que amplia horários e reforça equipes para atender à demanda. A combinação entre renda extra no orçamento das famílias e maior disponibilidade de tempo, proporcionada pelo horário estendido, intensificou o fluxo de consumidores nas ruas centrais de Santa Cruz do Sul.
O comércio aberto até as 22 horas na segunda e na terça-feira, dias 22 e 23, e até as 16 horas nessa quarta-feira, 24, levou milhares de pessoas às compras de última hora. O professor de música Dilson Trindade, 52 anos, estava ao lado da esposa Márcia e da filha Nicole na busca pelos presentes da família na manhã de quarta-feira. “Não costumamos deixar para a última hora, mas este ano acabou sendo uma exceção, devido aos compromissos”, disse. Eles estavam em busca de peças de vestuário como opção para presentear os demais familiares.
LEIA MAIS: Alex Knak destaca melhorias no trânsito e avalia mudanças no estacionamento na Avenida do Imigrante
Publicidade
Sobre o significado do Natal, o professor salientou que a data é a mais importante para reunir a família e valorizar a fé cristã. “Muito mais do que os presentes, ficamos felizes por estar ao lado de pessoas especiais para celebrar o nascimento de Jesus, que nos transmite a fé e o amor ao próximo.”
Entre os lojistas, o movimento intenso dos últimos dias foi muito comemorado. A gerente da loja Dorinho, Rejane Gewher, salientou que as vendas de Natal cresceram. “Tivemos uma grande procura por presentes, e as pessoas também optaram por comprar roupas novas para as festas de final de ano. O movimento foi bem intenso e ainda não paramos neste último dia”, frisou.
LEIA TAMBÉM: Hemovida de Santa Cruz reforça pedidos de doações de sangue; veja como contribuir
Publicidade
Conforme pesquisa de intenção de compras de Natal realizada pelo Sindilojas-VRP, os produtos que lideraram as vendas foram vestuário (citado por 61,1% dos consumidores); brinquedos, com 46,6%, e calçados, com 14,7%. Perfumes e cosméticos aparecem com 10,5% das intenções, e acessórios, com 10,3%.
As lojas de rua seguem como principal referência para 61,6% dos consumidores, seguidas da internet, com 26,2%, e dos shop-ping centers, com 23,1%. A repetição da compra no mesmo estabelecimento também se mantém forte, já que 65,7% dos entrevistados afirmam que pretendem retornar à loja onde compraram no ano anterior.
LEIA MAIS: Barulho no Centro de Santa Cruz é motivo de reclamações; entenda
Publicidade
“Esse comportamento demonstra a confiança do consumidor no comércio local e no relacionamento construído com o cliente ao longo do ano”, diz Mauro Spode, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP). Ao avaliar as vendas de fim de ano, Spode ressalta que desde a última sexta-feira o movimento se intensificou nas ruas de Santa Cruz. “Tivemos um grande fluxo de pessoas e tudo leva a crer que a projeção de vendas ficará no mesmo patamar de 2024.”
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL), Ricardo Bartz, destacou que a movimentação dos últimos dias foi muito acentuada na busca pelos presentes e também dos produtos para a ceia de Natal nos supermercados.
LEIA TAMBÉM: Conheça o casal que transforma lares inspirado na magia do Natal
Publicidade
“Temos a expectativa de um incremento de 10% a 12% em relação ao ano passado”, projetou. “Vimos os lojistas felizes e animados pela movimentação e pelo volume de vendas, e isso nos leva a acreditar que poderemos superar os números do ano passado.”
A partir desta sexta-feira, 26, as lojas também deverão receber um grande número de pessoas para realizar as trocas de presentes recebidos. O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, destaca que esse movimento irá gerar um incremento nas vendas. “Temos muitos casos em que os consumidores realizam trocas e aproveitam para fazer as suas compras pós-evento”, comentou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.