Santa Cruz do Sul

Conferência da Igualdade Racial aborda o tema justiça racial em Santa Cruz

Com a presença de representantes de várias entidades ligadas ao movimento negro, ocorreu na noite dessa quarta-feira, 11, no auditório do Memorial da Unisc, a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Tendo como tema central Igualdades e Democracia: Reparação e Justiça Racial, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão. A programação inicial contou com uma apresentação artística de um grupo de estudantes da Emef José Leopoldo Rauber.

Na sequência, o presidente do Compir, Marcos André Zerbielli, saudou os presentes e destacou a importância do movimento estar em sintonia com outros municípios. “Estamos conseguindo adesão de várias cidades, e muitas do Vale do Rio Pardo estão agregadas no nosso propósito. A partir do momento que acontece uma situação de racismo, de discriminação, de preconceito, de intolerância, em qualquer um desses locais, ela repercute em todos os lugares”, disse.

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá sedia evento nacional da Rede Sinodal de Educação

Publicidade

A secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, primeira-dama Fátima Alves da Silva, também deixou sua mensagem. “Acredito que a palavra do momento é respeito. O respeito a todas as diferenças é o mais importante. E através do trabalho que está sendo desenvolvido nas nossas escolas, é um dos caminhos para que nossas crianças já entendam a importância de compreender que todos somos diferentes”, disse a primeira-dama, referindo-se à exposição de trabalhos pedagógicos de vários educandários que estavam expostos no saguão do Memorial.

A programação teve sequência com as painelistas Rosane Cardoso, vereadora e professora da Unisc, e Marisa Bueno, advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS. O encontro contou ainda com o debate aberto ao público, perguntas, comentários e contribuições. Em seguida, foram divididos os grupos de trabalho por eixos, a partir das temáticas: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Ao final da conferência, foram escolhidos os delegados que vão representar Santa Cruz na etapa estadual.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.