Décio, Nelson e Rudolfo convidam a comunidade para a celebração que vai resgatar as tradições do grupo
O fim de semana será de celebração musical em Santa Cruz do Sul. O Coral Santa Cecília completa 90 anos neste sábado, 6. Para marcar o aniversário e relembrar a trajetória, o grupo vai realizar uma missa solene de ação de graças na Catedral São João Batista, às 17 horas. Após, os integrantes se reunirão com familiares e convidados para um jantar no pavilhão da comunidade católica. O coral é formado por 15 componentes, sendo 14 cantores e o regente.
Conforme um dos integrantes, Rudolfo Pedro Etges, de 88 anos, as atividades iniciaram-se no Colégio São Luís, com os irmãos maristas, que cantavam em missas e celebrações. “Em um momento, eles acharam que eram poucos e chamaram outros 29 leigos para participar. Assim, eles fundaram o coral”, conta. Ainda conforme Rudolfo, que integra o grupo há mais de 40 anos, os primeiros regentes e organistas eram irmãos que se repassavam as funções.
LEIA TAMBÉM: Confira os ganhadores do sorteio para o show de Duda Calvin
Publicidade
Além das apresentações públicas programadas no Colégio São Luís, o grupo participava de encontros de corais e outros eventos dentro e fora de Santa Cruz. Hoje, as apresentações referem-se à temática sacra e acompanham missas mensais na Catedral, geralmente no terceiro domingo de cada mês. Etges afirma que o incentivo agora é para que outros integrem o coral, já que as participações foram decaindo com o tempo. “Queremos que assumam o compromisso. Tem que ter dedicação total, senão, não funciona”, ressalta.
O atual presidente do coral, Décio José Hilbig, de 66 anos, confirma o sentimento de Rudolfo sobre a baixa procura. “Há uma escassez de voluntários que tenham o dom do canto e se dediquem aos ensaios”, declara. Mas, apesar das dificuldades, afirma que é uma alegria administrar o coral. O regente do grupo, Nelson Inácio Wagner, de 80 anos, conta que ver os fiéis cantando dentro da igreja é como se fosse uma meta batida. “O coro é para isso, incentivar o povo a cantar junto”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Old School Day é a atração neste sábado em Santa Cruz
Publicidade
Para integrar o coral, é simples. Basta ir até um dos ensaios – que ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, em uma sala nos fundos da Catedral – e fazer um teste vocal. Segundo os integrantes, o interessado deve possuir um bom canto e ser responsável com os ensaios. O grupo pretende integrar a programação em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul em um encontro de corais.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.