ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Corpus Christi tem missas com restrições e ações solidárias na região

ads3

Neste ano, tapetes menores foram confeccionados na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, mas muito belos e coloridos

ads4

É celebrado nesta quinta-feira, 3, o dia de Corpus Christi, feriado nacional. A data é marcada pela confecção dos tradicionais tapetes coloridos, com desenhos que ilustram a eucaristia, a devoção e o amor a Jesus Cristo. Porém, desde o ano passado, com o início da pandemia de Covid-19, na maioria das igrejas do Estado a atividade passou a ser substituída por ações solidárias, com a arrecadação de alimentos e agasalhos que são destinados às famílias mais afetadas pela crise.

Na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, desde a manhã de segunda-feira voluntários realizaram a montagem dos tapetes de Corpus Christi. Embora menores do que nos anos anteriores à pandemia, a beleza e o colorido dos ornamentos enfeitam a igreja. No interior da Igreja Matriz de São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, jovens também confeccionaram os tapetes.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja como ficam os serviços no feriado de Corpus Christi

Programações

Candelária
Munícipes de Candelária acompanharão a demonstração de fé pela cidade neste feriado. Depois da Santa Missa, que ocorre na Igreja Nossa Senhora da Candelária, às 8h30, haverá uma procissão motorizada que passará pelas principais ruas da cidade. Durante o caminho, será feita a bênção ao hospital e também à unidade de saúde. Além disso, segundo o padre José Carlos Stoffel, 50 pessoas estão envolvidas na ação social que baterá nas residências com a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis. “Não vamos fazer flores, nem tapetes, e não temos possibilidade de fazer a procissão. Então vamos fazer porta a porta. Os alimentos serão doados ao movimento Candelária Solidária, que desde o ano passado vem trabalhando com as populações mais vulneráveis”, explica o padre.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Fiéis confeccionam tapetes de Corpus Christi na Catedral São João Batista

Não haverá procissão pelas ruas da cidade, mas, conforme detalhado pelo padre Roque Hammes, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, no momento de adoração na catedral o bispo vai invocar a bênção sobre todas entidades e a população. Também haverá a arrecadação de gêneros alimentícios e agasalhos, campanha que é assumida por todas as dioceses do Rio Grande do Sul. “Sabemos que, além das mortes da Covid-19, existem muitas pessoas que perderam seus empregos nesse período, e a fome aumentou bastante”, completa o padre. Quem não comparecer à missa de Corpus Christi pode deixar as doações na secretaria da paróquia em outra oportunidade.

A Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, terá dois horários de
missas | Foto: Alencar da Rosa
ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta