Corretores de imóveis de Santa Cruz do Sul estão preocupados com uma cobrança inesperada do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado (Sindimóveis-RS). Os profissionais receberam um boleto de R$ 169,00, mas alegam nunca ter aderido ao sindicato ou aos serviços oferecidos. O problema, que abrange boa parte dos profissionais do município, tem causado debates.
A corretora de imóveis Luana Flores do Canto, de 45 anos, é uma das que se dizem prejudicadas pela cobrança. Vinda de João Pessoa, na Paraíba, atua em Santa Cruz do Sul desde o ano passado, quando fez a transferência de seu registro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-RS). Ela também é credenciada pela Caixa Econômica Federal.
LEIA TAMBÉM: “O governo está dividido”, diz Heitor Schuch sobre participação do país na COP-11
Publicidade
Luana foi notificada em meados de fim de julho, quando recebeu um documento avisando que estaria devendo para a entidade. Contudo, ela nunca havia tido ciência do sindicato até então. Foi orientada a não quitar o documento, tendo seu nome protestado por falta de pagamento. “Tenho colegas que fizeram o mesmo e também tiveram os nomes protestados. Acredito que seja um golpe”, afirma.
A corretora foi em busca de respostas com o Sindimóveis, mas não obteve retorno pelos meios de contato informados. Com medo de perder seu credenciamento com a Caixa, diz que se obrigará a pagar o boleto, que chega a R$ 267,37, devido a encargos cobrados pelo cartório pelos serviços de protesto.
Ela também abrirá um processo no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). “Queria saber onde está o papel que diz que aderi a esse sindicato. Eu não assinei, então, para mim, é fraude.”
LEIA TAMBÉM: De forma cautelar, Agergs acolhe pedido de reequilíbrio econômico da Rota de Santa Maria
Publicidade
O corretor Lauro Mainardi Júnior, 51, também foi notificado pelo Sindimóveis. Ele não recebeu a correspondência, mas procurou pelo Cartório de Protestos e soube de sua pendência. Mainardi afirma que aguarda uma posição do Sindimóveis, do Creci ou da Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seisc). “Nós não pedimos para nos associar, não temos nenhum benefício”, salienta.
Ele defende que a única associação que representa os corretores de imóveis é o Creci. “Essa entidade [Sindimóveis] surgiu do nada. Até que provem o contrário, não temos associação nenhuma com eles”, ressalta Mainardi.
Procurado pela Gazeta do Sul, o Sindimóveis não havia retornado até o fechamento desta edição. Segundo o Creci de Santa Cruz do Sul, todos os corretores ativos receberam esse boleto e são orientados a entrar em contato diretamente com a entidade.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.