Prova ocorreu mesmo com tempo instável. Participantes de diferentes partes do Estado competiram em Santa Cruz do Sul
A chuva fina da manhã de ontem não impediu a realização da 1ª Corrida K-9 e Cãominhada. Com a participação de cerca de 500 pessoas, a iniciativa ocorreu no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As provas de 3, 5 e 10 quilômetros foram abertas a servidores penais e ao público em geral. A disputa foi organizada pela 8ª Delegacia Regional da Polícia Penal, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Unisc.
Os vencedores foram agraciados com troféus e medalhas. O delegado regional da Polícia Penal da 8ª Região, Bruno Carlos Pereira, salientou a adesão dos participantes. “Ficamos muito felizes; houve uma mobilização muito grande de servidores de diversos locais do Estado, como Porto Alegre e a Fronteira, além da comunidade e de pessoas que gostam de cães. Nosso intuito era mostrar um pouco do trabalho social com os animais.” Ele antecipou que a ideia é realizar outra edição no próximo ano.
LEIA MAIS: FOTOS: Cãominhada reúne esporte e conscientização em Santa Cruz
Publicidade
Rodrigo Nágera Oliveira, servidor penal há 19 anos, veio de Júlio de Castilhos e assegurou o primeiro lugar na categoria 3 quilômetros da Polícia Penal ao completar o percurso em 10min20s. Ele comemorou a segunda conquista em competições da instituição. “Corro diariamente e pratico esportes; o preparo é essencial para o trabalho e para a saúde.”
O primeiro colocado nos 10 quilômetros do público geral, Jardel Lara, de Vera Cruz, completou a prova em 26min41s. Ele conta que a modalidade ocupa lugar central em sua rotina. Entre a família e o trabalho como assistente administrativo, encontra tempo para treinar quatro vezes por semana.
“Hoje são cerca de 60 quilômetros semanais, e logo o volume aumenta por conta da preparação para a Maratona de Porto Alegre. Acordo às 4 horas para treinar. A corrida virou mais que um esporte, virou saúde e disciplina.” Ele ainda ressaltou o papel da atividade para a qualidade de vida. “Já conheci muitas pessoas que o esporte tirou da depressão e da obesidade”, completou Lara, que participou de sua quinta prova neste ano.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Preparativos no parque entram na reta final para a abertura da Expoagro Afubra
Geral
Além da competição, foi realizada a Cãominhada, na qual tutores e pets percorreram um quilômetro dentro do campus. A ação marcou a abertura da 8ª Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
Os participantes doaram ração ao Banco Municipal de Rações e Utensílios Pet. Também houve cadastro para programas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade (Semas) e feira de adoção, promovida pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Ao final, dez cães, em sua maioria de grande porte, garantiram novos lares.
LEIA MAIS: Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal começa neste domingo
A secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, destacou que as ações visam ressaltar a importância da causa. “Nunca tivemos um centro tão lotado. Estamos com quase 400 animais e já pagamos hospedagem em Vera Cruz por falta de espaço no canil. O início do ano foi marcado por um alto número de abandonos. A semana pretende conscientizar sobre a adoção e a castração.”
Publicidade
A abertura oficial da programação ocorre nesta segunda-feira, 23, às 13 horas, no Palacinho. Ao longo da semana, o cronograma inclui palestras em escolas, visitas orientadas, atendimentos veterinários em bairros e atividades educativas. O encerramento será no próximo domingo, na Praça da Bandeira, com o evento Nosso Melhor Amigo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.