No campo do bairro, equipe da Corsan tira dúvidas dos moradores sobre as obras do esgoto e a ligação à rede. Trabalho começou quarta e vai até esta sexta
Na tarde dessa quinta-feira, 29, Jacira da Silva Santos, de 63 anos, deixou sua residência na Rua Visconde de Mauá, no Bairro Bom Jesus, para ir até o campo, logo em frente, e solicitar informações sobre as obras de esgotamento sanitário. “Eu soube agora que eles estavam aqui e já vim pedir informação. Sobre as obras, acho legal. Se ajustar para todos, fica bom para todos.”
Por meio do plantão socioambiental, realizado desde quarta-feira, 28, até a manhã desta sexta, 30, a Corsan busca justamente isso: esclarecer as dúvidas da população sobre o processo de ligação do esgoto residencial para a nova rede e registrar outras demandas. Segundo o analista de Responsabilidade Social, Cleiton Machado, além da aproximação com a comunidade, a equipe responde a questões sobre prazos, tarifas, notificações e repavimentações, entre outros.
LEIA MAIS: Corsan presta esclarecimentos aos moradores do Bairro Bom Jesus sobre obras de esgoto
Publicidade
Ao mesmo tempo, os colaboradores reforçam a importância de se conectar à nova rede. “Primeiramente, é questão de saúde pública. Separar o esgoto é gerar saúde para o bairro e para a comunidade. Essa medida também traz valorização patrimonial e preservação do meio ambiente”, afirma Machado. Ele ainda acrescenta: “Quando o esgoto entra de forma correta na rede da Corsan, é possível realizar o tratamento correto.”
Segundo o colaborador, o setor de responsabilidade social é muito ativo junto às comunidades, promovendo visitas domiciliares, reuniões comunitárias e projetos de educação ambiental. “Nós acreditamos que quando tem uma rede de esgoto chegando, é importante mudar a cultura, como a destinação correta do lixo e do óleo de cozinha. Sabemos que a obra gera impacto, e o nosso papel é mitigá-lo da melhor forma possível.”
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz reforça penalizações contra a Corsan com valores que podem passar de R$ 50 milhões
Publicidade
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus, Clairton Ferreira, o Tim, lembra que a iniciativa foi pensada para facilitar o acesso dos moradores à informação. “São muitas dúvidas sobre pagamentos e sobre a situação das ruas. No início foi um pouco complicado, pois 95% das vias estavam asfaltadas e, com a obra, foi preciso abrir os trechos, o que causou um pouco de revolta.” De acordo com ele, a partir dos acordos firmados e com o andamento das melhorias, no entanto, o cenário já vem mudando entre os cerca de 7 mil moradores do bairro.
Outra medida adotada nas regiões de obras são as visitas de porta em porta. As equipes de campo, devidamente identificadas com crachá e colete azul “A serviço da Corsan”, informam sobre possíveis interdições de vias, orientam moradores e reforçam a importância da ligação correta dos imóveis à rede de esgoto doméstico. Outros canais de diálogo adotados são o WhatsApp, o SMS e o e-mail.
LEIA TAMBÉM: Obras na rede de esgoto exigem atenção no trânsito em Santa Cruz
Publicidade
O plantão socioambiental foi realizado na quarta e quinta-feira, das 14 horas às 19 horas, junto ao campo do bairro, com entrada na Rua Marcílio Dias. Nesta sexta, a ação tem início às 9 horas e segue até as 12 horas. Antes disso, porém, uma reunião comunitária ocorreu em janeiro para o esclarecimento de dúvidas. Aqueles que não puderam comparecer ao longo da semana, mas precisam de algum esclarecimento, podem procurar o líder comunitário Clairton Ferreira, que será a ponte até a Corsan.
A implantação das redes coletoras de esgoto e ramais prediais no Bairro Bom Jesus foi retomada no segundo semestre de 2025 e deve seguir neste ano. O projeto faz parte das ações para cumprir o Marco Legal do Saneamento. Conforme o documento, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto até 2033. Para isso, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano nos 317 municípios atendidos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.