Equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão realizando uma ação para identificar vazamentos invisíveis e assim, reduzir as perdas de água de Santa Cruz do Sul. O levantamento é feito ao longo da noite e madrugada, períodos em que o consumo nas residências é menor, como explica o gerente da unidade local da Corsan, Rafael Gonçalves.
LEIA TAMBÉM: Corsan inicia substituição de hidrômetros na próxima semana em Santa Cruz
“A pesquisa noturna é uma das ferramentas para identificar os vazamentos, porque durante o dia tem muitos ruídos e movimentos que atrapalham a escuta no geofone. Já durante a noite, diminui muito o consumo de água e os barulhos da rua, o que facilita a identificação do problema. Quando localizamos algum ponto de vazamento, marcamos com um X em vermelho para posterior conserto”, explica.
Publicidade
A ação, segundo Gonçalves, será desenvolvida em todos os bairros de Santa Cruz. Os profissionais estarão sempre identificados e, portanto, a comunidade pode ficar mais tranquila. “Vamos fazer uma varredura em todas as ligações para identificar os possíveis vazamentos invisíveis”, destaca.
Ainda, de acordo com Rafael Gonçalves, o índice de perda de água tratada em Santa Cruz do Sul supera os 50%. Danos causados por vazamentos e ligações clandestinas entram no cálculo. Hoje, a produção de água tratada em Santa Cruz chega aos 560 litros por segundo.
Colaborou Rosemar Santos
Publicidade
This website uses cookies.