ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Covid-19 em crianças: números de janeiro de 2022 quase igualam os de 2020 inteiro

ads3

ads4

No atual cenário da pandemia no Rio Grande do Sul, com 95% dos casos de Covid-19 analisados pela vigilância genômica da Secretaria da Saúde (SES) sendo da variante Ômicron e a doença se alastrando entre crianças, o governo do Estado ressalta a necessidade de pais e cuidadores levarem os maiores de cinco anos para receber a vacina.

Na faixa etária de zero a 14 anos, durante todo o ano de 2020, houve o registro de 25,2 mil casos de Covid-19 no Estado. Em 2021, para a mesma faixa etária, foram registrados 62,8 mil casos. Apenas no mês de janeiro, até a manhã dessa segunda-feira, 31, são 23 mil crianças positivadas para Covid-19.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Vacinas pediátricas estarão disponíveis em quatro unidades de saúde nesta terça-feira

Além disso, sendo assintomáticas, elas se tornam vetores da doença para pessoas mais velhas ou mais vulneráveis a complicações. “Ressaltamos o papel social da imunização, tanto para adultos quanto para crianças. A ação das vacinas é, principalmente, coletiva e menos individual”, completou.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “É inaceitável. Temos que vacinar nossas crianças”, afirma secretária sobre mortes infantis

Manejo da dor

A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Ana Claudia Vieira destaca outro ponto sobre a vacinação infantil, que é o manejo da dor e do estresse. Ela estuda em parceria com pesquisadores canadenses estratégias de mitigação da dor que a vacina pode trazer às crianças. “No Brasil ainda não temos uma cultura de manejo da dor, de forma a deixar as crianças o mais confortável possível no momento da picada da agulha”, afirma.

ads8 Advertising

Publicidade

Até a manhã dessa segunda, 31, o levantamento da Secretaria da Saúde apontou 49,4 mil crianças vacinadas.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta