Assim como outros municípios da região, Santa Cruz do Sul tem sido ponto de parada para descanso de argentinos que viajam rumo ao litoral gaúcho e catarinense. Em um período com menor fluxo no comércio e muitos moradores em férias, esse movimento tem reflexos na economia local.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, comemora a presença dos turistas. “Percebemos uma grande movimentação de argentinos nos espaços de hospedagem da cidade neste início de ano. Para um período como o de agora, de janeiro, em que geralmente nossa cidade fica mais vazia, é muito importante a vinda de estrangeiros para movimentar o comércio e o turismo local”, afirma Martins.
LEIA TAMBÉM: Retorno dos argentinos aquece a economia de Pantano Grande
Publicidade
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, a gerente do Charrua Hotel, Cristiane Holanda, falou sobre a presença dos vizinhos no estabelecimento. “Eles fazem reserva pela internet e também chegam direto aqui perguntando se há apartamentos vagos. São muitas famílias. Eles sempre vêm em mais de um carro”, disse. Sobre o tempo de permanência, Cristiane explicou que as visitas costumam ser de curta duração. “Geralmente é uma noite só, um descanso rumo ao litoral.”
O movimento tem sido maior em relação aos anos anteriores à pandemia e estima-se que mais de 500 argentinos já tenham passado pelo Charrua Hotel. “Tínhamos bastante procura, especialmente em janeiro. Mas agora está sendo dez vezes mais do que o normal. Nós tínhamos uma ou duas famílias por semana e agora são quatro. É um fluxo bem mais intenso”, observou Cristiane.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem melhor indicador em educação entre as maiores cidades gaúchas
Publicidade
Ainda de acordo com a gerente, os argentinos escolhem a parada em Santa Cruz por conta dos atrativos turísticos. “Eles falam que aqui é uma cidade muito bonita e adoram a praça em frente ao hotel. Costumam dar voltas pelo Centro, comprar no comércio, ir a restaurantes e tirar fotos.”
Além de janeiro, o mês de fevereiro promete ser de grande movimentação, segundo Cristiane. “Neste mês estamos recebendo eles todos os dias e em fevereiro o fluxo está concentrado, em sua grande maioria, a partir de quinta-feira até o fim de semana.” Para o ano que vem, a expectativa é de melhorias para receber ainda mais viajantes. “Geralmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são de baixa aqui na cidade, mas agora está sendo de alta. Para o ano que vem, teremos que nos programar para receber ainda mais pessoas”, antecipou. Colaborou Maria Regina Eichenberg
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.