ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cuidados com o ar-condicionado podem evitar o desperdício de energia elétrica

ads3

Norma técnica recomenda que a temperatura seja ajustada entre 22,5 e 26 graus. Abaixo disso, gera consumo excessivo de energia

ads4

Em um período de calor intenso como o atual, é inevitável manter o ar-condicionado ligado praticamente o dia todo. Porém, o conforto da climatização no ambiente pode doer no bolso com a chegada da conta de luz. O acréscimo pode chegar a 20%. Alguns cuidados, porém, reduzem o impacto no consumo durante os meses do verão.

De acordo com o professor do curso de Refrigeração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) Venâncio Aires, Guilherme Alfredo Genehr, a primeira dica é buscar referência dos profissionais no momento da instalação. “O técnico deve considerar a melhor posição da unidade externa, a carga adequada de fluido refrigerante, o dimensionamento do sistema elétrico, as especificações dos equipamentos e o isolamento das tubulações do sistema”, ressalta.

ads6 Advertising
Economia de energia: veja dicas para poupar durante o verão

Publicidade

Na hora da compra, é importante observar se o aparelho é de nível A nos critérios de classificação do selo Procel do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para consumo de energia. Os equipamentos com o sistema de operação “inverter” possuem tecnologia mais avançada e contribuem para a redução do consumo.

Uma questão importante levantada por Genehr é a temperatura ideal para os ambientes. Segundo ele, o recomendado pela NBR 16.401/2008 fica entre 22,5 e 26 graus. O professor explica que o equipamento dificilmente conseguirá atingir números menores – o que resulta em um consumo excessivo de energia elétrica quando é programado para tal. Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente onde são executadas atividades intelectuais, como laboratórios, escritórios e salas de desenvolvimento e projetos, deve ficar entre 20 e 23 graus.

ads7 Advertising
Economia de energia: 20 mitos e verdades sobre a utilização de equipamentos elétricos

Publicidade

Um auxílio para escolher o ar-condicionado mais adequado é o ranking do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com a seleção dos dez melhores aparelhos de 9 mil BTUs e 12 mil BTUs oferecidos no mercado. A instalação de um ventilador acoplado ao sistema de ar-condicionado garante a inserção de ar novo nos cômodos refrigerados. Além disso, é fundamental lembrar de fechar bem as portas e janelas nos ambientes. E as cortinas também ajudam a proporcionar sensação de conforto térmico.

Limpeza periódica é importante

O filtro dos climatizadores serve para remover impurezas, poluentes e agentes biológicos, como bactérias, vírus e bolor que possam estar contidos no ar. O filtro deve ser mantido limpo periodicamente para garantir o conforto térmico, evitar o consumo excessivo de eletricidade e ainda preservar a saúde das pessoas. É importante sempre verificar no manual do aparelho como fazer a limpeza e com que frequência. “Isso pode variar entre os fabricantes e ainda de acordo com o nível de poluentes. Alguns equipamentos possuem indicação da necessidade de limpeza”, ressalta Genehr.

ads8 Advertising

Publicidade

Pesa no bolso

Considerando um aparelho de 12 mil BTUs, com potência de 1.450 watts, ligado oito horas por dia, o consumo chega a 348 kilowatts-hora por mês. Com isso, o valor aproximado é de R$ 320,00 mensalmente.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta