ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Da diligência aos modernos ônibus

ads3

Ônibus com carrocerias de madeira ou de metal eram sucesso no século passado | Fotos: Álbum de Nelson Filter

ads4

Com a colaboração do leitor Nelson Filter, recordamos um pouco da história de uma das mais tradicionais empresas de transportes de mercadorias e passageiros do Estado, a Filter Irmãos de Santa Cruz do Sul. Suas atividades começaram no início do século passado.

O pioneiro foi Henrique João Filter, que era proprietário da área onde fica o Parque da Gruta. Entre suas atividades, estava a condução de cargas em carroções (Frachtwagen). Dos seus sete filhos, três seguiram os passos do pai no ramo de transportes.

ads6 Advertising

Publicidade

Diligências Filter, puxadas por cavalos e burros, iniciaram o transporte de passageiros

Com a ampliação dos negócios, a Filter Irmãos investiu em veículos motorizados, os ônibus mistos. A caixa dos caminhões recebia assentos de madeira e transportava passageiros e mercadorias. Logo, vieram ônibus modernos, com carrocerias de madeira (ou de metal) e bancos estofados.

No ínício de 1940, foi feita parceria com o Expresso Gaúcho, com linha a Porto Alegre. O Gaúcho fazia o percurso de ida e a Filter o da volta. Em 1955, veio outra novidade: Helmuth, o filho Edgar, o genro Ronaldo Born e Arnoldo Becker organizaram o transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta