Política

Dados do TRE apontam que 15% dos eleitores de Santa Cruz ainda não possuem biometria

Dos 105,2 mil eleitores que residem em Santa Cruz, 15,8 mil ainda não estão com a biometria registrada. Isso equivale a pouco mais de 15% dos votantes. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. Ao todo, são 89,3 mil pessoas que já realizaram o procedimento, o que corresponde a 84,9%. O processo de coleta das digitais foi reaberto no mês de maio, depois de ficar suspenso em função da pandemia. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, a identificação já foi coletada em 82,68% dos gaúchos.

LEIA TAMBÉM: Eleição para o conselho tutelar em Santa Cruz tem média de 29 candidatos por vaga

De acordo com o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o recadastramento biométrico tinha boa procura antes da paralisação em função da pandemia em 2020. Segundo ele, apesar da retomada, a busca não é mais a mesma. Para a eleição municipal marcada para o ano que vem, o recadastramento ainda não é obrigatório para toda a população. Ele vale apenas para aqueles que foram fazer o primeiro título de eleitor ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Publicidade

Obrigatoriedade

Já para 2026, a previsão do Tribunal Superior Eleitoral é tornar o procedimento obrigatório. A coleta dos dados ocorre junto aos Cartórios Eleitorais. Em Santa Cruz, a unidade responsável pelas zonas eleitorais 40 e 162 fica na Rua Ernesto Alves, número 760. O atendimento é de segunda até sexta-feira, entre meio-dia e 7 horas da noite.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.