Acompanhando o painel sobre inovação, na 20ª Expoagro Afubra, o deputado federal Heitor Schuch (PSB) defendeu a implantação da tecnologia, sobretudo no meio rural, mas reforçou a necessidade da mudança na matriz exportadora do Rio Grande do Sul. “Não podemos lotar navios com bois em pé. Dessa forma, estamos mandando oportunidade para terem carne, calçados e uma série de outros produtos, que poderíamos fazer aqui e vender depois com valor agregado”, opina.
“Sonho, ainda, com o dia que a gente possa ter notícia estampada na Gazeta dizendo: ‘Passamos a exportar cigarro’. Isso vai agregar valor e fazer a transformação”, exemplifica, sobre o produto destaque da região. Schuch cita como caso positivo as agroindústrias familiares que, em pequena escala, fazem a transformação do que colhem na propriedade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.