Foto: Évelin Nyland
A Semana da Pátria tem movimentado a Praça da Bandeira com uma programação especial em comemoração à Independência do Brasil. Ao longo dos últimos dias, o espaço recebeu diversas atividades culturais, apresentações artísticas e momentos de reflexão sobre a importância do 7 de Setembro na história do país.
Para encerrar as celebrações com chave de ouro, no domingo, 7, acontece o tradicional desfile cívico-militar, que neste ano traz uma novidade: pela primeira vez, será realizado na Rua Marechal Floriano. O evento está marcado para iniciar às 9 horas, no cruzamento entre a principal e a Rua Ramiro Barcelos. O percurso seguirá até a Rua Galvão Costa, próximo ao Monumento do Imigrante, ponto histórico e simbólico da cidade.
LEIA TAMBÉM: Setembro terá extremos de calor, frio e temporais; veja o que esperar do tempo
Publicidade
Durante todo o trajeto, a infraestrutura foi pensada para garantir comodidade e segurança aos participantes e espectadores. Haverá pontos de distribuição de água, banheiros químicos e uma ambulância de prontidão para atendimentos emergenciais.
O desfile contará com a participação de 91 entidades, civis e militares, incluindo bandas, grupos de escoteiros e escolas, além de representantes da comunidade. As soberanas da 40ª Oktoberfest também marcarão presença no desfile, assim como familiares de Carmo Gregory, homenageado da Semana da Pátria.
A Semana da Pátria deste ano tem como tema nacional o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II e como tema estadual o Grêmio Náutico União e como tema municipal Juntos Transformamos a Nação. A Comissão Organizadora é composta pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 7º BIB, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário, 6ª CRE, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro Mauá, Grupo Escoteiro São Luís e Sesc.
Publicidade
Em 1º de janeiro de 1846 – 24 anos após a proclamação da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822 – o segundo Imperador da República, Dom Pedro II, chegou a Rio Pardo. Ele estava acompanhado da sua esposa, a imperatriz D. Tereza Cristina.
A visita ocorreu após o fim da Revolução Farroupilha (1835-1845). Ela foi registrada nas páginas da publicação Uma luz para a história do Rio Grande: Rio Pardo 200 anos, da Editora Gazeta. Durante os cinco dias que permaneceu no município, o casal foi hóspede da família do tenente-coronel Manoel Pedroso de Albuquerque. Depois de passar pela vila de Cachoeira, seguiu para a fronteira, de onde retornaria somente em 31 de janeiro. Nesse ínterim, D. Tereza Cristina ficou esperando o monarca. De Rio Pardo, o casal viajou para Porto Alegre.
O clima era de festa na vila, com atos solenes que evidenciavam a presença do imperador e sua comitiva. As fachadas das casas se mantiveram iluminadas com lanternas durante todo o período. A rua em que as majestades imperiais residiram passou a ser denominada de Rua da Imperatriz. Essa não seria a última passagem de Dom Pedro II. Ele retornaria a Rio Pardo em 1865, durante a Guerra do Paraguai, com destino a Uruguaiana.
Publicidade
Os supermercados da região estão autorizados a abrir com o uso de mão de obra laboral neste domingo, 7. A informação é do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindigêneros VRPT). A medida é válida para Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Venâncio Aires, Mato Leitão, Candelária e Vera Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.