Santa Cruz do Sul

Desoneração da folha gera mobilização de prefeitos

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, participou nessa quarta-feira, 6, da mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília. A pauta foi a defesa da manutenção da redução da alíquota previdenciária de 20% para 8%, além de outras pautas prioritárias.

Podendo gerar uma economia de até R$ 21,8 milhões aos cofres do Município, a maior no Estado, a redução da alíquota previdenciária foi incluída por meio de um projeto de lei aprovado pelo Congresso. A matéria foi vetada pelo governo federal, mas em seguida deputados e senadores confirmaram a conquista com a derrubada do veto e a promulgação da Lei 14.784/2023.

LEIA TAMBÉM: Servidores e professores municipais de Santa Cruz declaram “estado de greve”

Publicidade

“O presidente da República vetou essa desoneração. O Congresso derrubou o veto e promulgou a lei. Essa é a lei que nos garantiu essa conquista, mas novamente o governo foi lá e apresentou uma MP que a revogou, mantendo a desoneração para 17 setores da economia, mas não para os entes públicos”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que foi reeleito para o cargo na semana passada.

Para Helena Hermany, a economia significaria mais recursos para investimentos em áreas prioritárias, como educação, saúde e segurança. “A CNM vai atuar fortemente junto ao Congresso Nacional para que seja mantido o texto debatido com gestores municipais, deputados e senadores em 2023, que representa uma economia total de R$ 11 bilhões ao ano para os municípios beneficiados.”

LEIA TAMBÉM: Prefeitura afirma que proposta apresentada aos servidores comprova compromisso com a categoria

Publicidade

Expectativa é grande pelo PAC Seleções

A viagem da prefeita santa-cruzense a Brasília também tem o objetivo de buscar recursos para outras áreas. Ainda nessa quarta, Helena cumpriu agendas nos Ministérios do Esporte e da Educação. Ela estava acompanhada do secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont. As reuniões foram organizadas pelo deputado federal Heitor Schuch.

O centro das atenções foi o novo PAC Seleções, programa de investimentos do governo federal em obras para a população de todas as cidades brasileiras em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida, infraestrutura social e acesso a direitos.

O primeiro encontro foi com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Esporte, Ivo de Almeida Icó Filho. Na ocasião, foi reforçada a importância do projeto de implantação de uma unidade de Espaço Esportivo Comunitário no Bairro Monte Verde.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura quer alterar vale feira e criar novo espaço para comercialização de alimentos

O segundo encontro foi com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Santa Cruz tem quatro projetos educacionais inscritos no PAC Seleções, a implantação de duas escolas em tempo integral e a construção de duas creches.

“Fomos muito bem recebidos nos dois Ministérios. Fizemos a nossa parte, toda a documentação encaminhada está correta. Agora é ficar na torcida para que Santa Cruz seja contemplada com esses investimentos, que são essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Publicidade

O resultado do PAC Seleções foi divulgado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quinta-feira, 7, às 10 horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.