Santa Cruz do Sul

Destinação de recursos para complexo esportivo gera impasse entre Prefeitura e presidente da Câmara; entenda

O anúncio da destinação de R$ 1,5 milhão do Ministério do Esporte para Santa Cruz do Sul, por meio do PAC Esportes, repercutiu de diferentes formas no município. A verba, sem a necessidade de contrapartida local, é considerada muito bem-vinda, pois possibilita a criação de um complexo com diferentes modalidades e foco no atendimento de diversas faixas etárias. O local de instalação e a forma como o recurso foi conquistado viraram polêmica.

A presidente da Câmara, Nicole Weber Covatti (PP), chegou a comemorar que Santa Cruz havia sido um dos sete municípios do Rio Grande do Sul a receber o investimento e que seria instalado no espaço do Estádio Municipal, dentro do Parque da Oktoberfest, conforme ofício que entregou ao ministro André Fufuca (PP) em Brasília. Foi surpreendida com a informação de que o Município encaminhou o projeto com cadastro para construção no Bairro Santa Vitória.

LEIA MAIS: Santa Cruz é contemplada com R$ 1,5 milhão para construção de Espaço Esportivo Comunitário

Publicidade

O prefeito Sérgio Moraes (PL) também comemorou o anúncio, mas com a ciência de que será destinado ao bairro. Ele explica que a definição pelo lugar atende à exigência do Ministério do Esporte, de que seja em espaços que apresentam vulnerabilidade social.

“O ministro Fufuca fez um vídeo garantindo que o recurso foi com nossa articulação e para o parque”, confirmou Nicole. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, nessa quinta-feira, 26, à tarde, reproduziu um áudio de Fufuca. “Conseguimos realizar o seu sonho, vereadora. Agora, é mão à obra”, disse o titular do ministério.

Nicole confirmou que a prerrogativa de definição do local é do Executivo. Alertou, porém, que ainda é possível fazer o ajuste, caso a Prefeitura entenda ser necessário. Caso seja mantida a intenção de destinar ao bairro, adianta que vai providenciar um novo projeto para o Parque da Oktoberfest.

Publicidade

Nicole defende instalação no parque | Foto: Ademir Júnior

LEIA MAIS: Bairro Santa Vitória terá complexo esportivo e de lazer

Em nota, PT questiona

O Partido dos Trabalhadores emitiu nota sobre o assunto. Reforçou ser um investimento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no município e que se trata de mais uma política pública da atual gestão nacional. “No entanto, nos chamou a atenção a iniciativa de se apropriar de um investimento federal por parte de integrantes da política local, atrelando à ‘articulação política’ uma obra que foi selecionada a partir de critérios técnicos”, aponta.

“Lamentamos muito que tal postura seja reproduzida em uma tentativa de se apropriar de algo que segue normas, regramentos e documentos oficiais. Não surpreende que essa seja a postura adotada quando público e privado se confundem, algo comum no cenário político de Santa Cruz do Sul”, acrescenta a nota encaminhada pelo coordenador regional, Frederico de Barros Silva.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quadras de esportes passam por revitalização em Santa Cruz do Sul

Relembra o material que investimentos como o Loteamento Viver Bem, a UPA Esmeralda, o viaduto Fritz e Frida, a criação do TecnoUnisc e a habilitação do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também seriam iniciativas e investimentos de governos petistas.

Na entrevista, a vereadora Nicole Weber Covatti falou sobre a “apropriação do investimento”. Ressaltou que foi feito um intenso trabalho durante o ano, com pressão em Brasília, e a equipe da Prefeitura fez o encaminhamento do pedido.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.