O Dia Nacional de Ação de Graças, celebrado anualmente na quarta quinta-feira de novembro, ganhará um novo formato de celebração nesta quinta, 27, na Paróquia São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Pela primeira vez na cidade, a data será marcada por uma grande coleta de alimentos não perecíveis em paralelo à tradicional missa de agradecimento.
Inspirada em iniciativas já estabelecidas em Venâncio Aires, a campanha convida os fiéis a transformarem a gratidão em um gesto de caridade. O pároco da Catedral São João Batista, padre Rodrigo Hillesheim, destacou a importância da data em entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9.
LEIA TAMBÉM: Lula sanciona a lei de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Publicidade
Explicou que a data surgiu nos Estados Unidos da América, quando os colonos ingleses, depois de um inverno rigoroso, fizeram o plantio e puderam desfrutar de uma boa colheita. “Então, fizeram um banquete para comemorar em 1621. A partir daí, nos EUA e outras partes do mundo é comemorado como o dia da gratidão a Deus, não só pelos frutos da terra, mas por tudo aquilo que Ele nos concede”, disse o padre.
O pároco afirmou que a comemoração em Santa Cruz do Sul este ano será um dia de solidariedade. “Queremos convidar cada um da comunidade. Já direcionamos os convites para as escolas, para algumas empresas, mas cada um pode fazer a sua doação de um quilo de alimento não perecível ou mais, conforme suas condições e generosidade”, salientou Hillesheim.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz será sede da Olimpíada Marista Brasil em 2026
Publicidade
A arrecadação de alimentos de um quilo ocorre nesta quinta na Catedral São João Batista, das 7h30 às 18 horas. A Santa Missa de Ação de Graças será às 18h15.
Os itens arrecadados serão distribuídos a entidades sociais. Os beneficiados serão o Centro Caritativo Santa Dulce dos Pobres, mantido pela paróquia, que atende entre 30 e 40 famílias mensalmente, e a Associação Comunitária Pró-Amparo ao Menor (Copame), que, conforme o padre, precisa especialmente de leite.
Rodrigo Hillesheim finalizou o convite com uma reflexão sobre a gratidão e a solidariedade, especialmente nesta época do ano. “Devemos agradecer a tudo que recebemos de Deus: saúde, o dom da vida, à família, à casa, ao trabalho. Quem muito reclama, pouco agradece. Vamos agradecer ajudando o próximo. O pouco é muito para quem não tem. O pouco que partilhamos torna-se um momento de alegria quando essas pessoas recebem esses alimentos na sua mesa”, ressaltou durante a entrevista.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.