Agronegócio

Dia de Campo destaca práticas sustentáveis na produção de alimentos

Cerca de 200 agricultores de dez cidades da região participaram nessa quinta-feira, 5, do Dia de Campo voltado à produção de alimentos e à geração de renda, promovido pela Emater/RS-Ascar, Embrapa e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). 

As atividades ao longo do dia foram desenvolvidas no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Os participantes receberam dicas e orientações em seis estações: fruticultura, solo, processamento de alimentos, hortaliças, plantas forrageiras e plantio de mandioca e batata-doce. Divididos em grupos, os agricultores – a maioria deles assistidos pela Emater – e alunos das escolas agrícolas de Vale do Sol e Santa Cruz acompanharam em cada espaço informações repassadas pelos extensionistas da Emater e pesquisadores da Embrapa. Eles orientaram sobre manejo e cuidados para alcançar produções mais sadias e maiores quantidades com proteção do solo, em tempos de mudanças climáticas. 

LEIA TAMBÉM: Produtores de tabaco questionam mudanças nas negociações com o setor industrial

Publicidade

Marinês Bock, supervisora da Microrregião 3 da Regional de Soledade da Emater, com sede em Santa Cruz, salientou que o evento foi criado com o objetivo de promover mais segurança alimentar e geração de renda. “Em nossa região, temos uma baixa produção de frutas, por exemplo. E temos como melhorar esse cenário.”

Marinês: melhorar a segurança alimentar

Entre os destaques das estações, Marinês mencionou a atenção ao solo. “Precisamos cuidar com plantas de cobertura adequadas e realização da subsolagem, para proteger tanto em tempos de seca como em épocas de muita chuva”, explica. “Na estação das forrageiras, temos a produção de diferentes tipos de pastagens para gado leiteiro e de corte, visando maior produção em épocas diferentes do ano, o que diminui o custo com produção.”

LEIA TAMBÉM: Tratoraço em Candelária alerta para as dificuldades do agro

Publicidade

Dirlei de Matos, 80 anos, avaliou o evento como uma oportunidade para sanar dúvidas

Muito atenta às explicações, Dirlei Matos, de 80 anos, avaliou o Dia de Campo como uma oportunidade para aprender a melhorar seus cultivos de casa. “Tenho uma pequena horta, uns pés de caqui, figueira e parreira e recentemente plantei pés de bergamota, pêssego e laranja. Em muitos deles, vi que alguma doença está destruindo as folhas e tenho medo de que avance para os pés novos”, diz.

A inquietação da moradora de Capivari, em Pantano Grande, foi sanada pelo extensionista Vivairo Zago. Ele recomendou a ida à sede da Emater em Pantano Grande e retirar um produto para aplicá-lo nas plantas. 

Próximos eventos

Ainda neste mês, a Emater promove o 7o Encontro Regional de Sementes Crioulas. O evento ocorrerá no dia 26 em Vera Cruz, no Clube Vera Cruz, e vai promover a oportunidade de trocas de sementes e incentivo à biodiversidade. Para julho, a entidade já projeta um dia de campo específico para mulheres, com foco maior no processamento dos alimentos. 

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

Vanessa Behling

Share
Published by
Vanessa Behling

This website uses cookies.