Naiara (ao fundo) orientou Fernanda nos processos de elaboração do conteúdo digita
A edição deste ano do Projeto Repensar, lançada em abril pela Gazeta Grupo de Comunicações, tem foco na educação. Os oito estudantes selecionados têm a experiência de aprender e de produzir conteúdo, veiculado nas diferentes mídias da Gazeta. A iniciativa conta com o patrocínio de Corsan e Unisc.
Fernanda da Silva Schild, de 15 anos, é estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vera Cruz. Interessada em escrever roteiros e produzir conteúdo, foi a selecionada para aprender sobre apresentação em vídeo. A jovem diz que o projeto deu oportunidade para que ela pudesse conhecer a rotina de um jornal e os múltiplos processos envolvidos. “Estou aprendendo a elaborar roteiros, ler no teleprompter, editar os vídeos. Está sendo uma experiência repleta de muitos conhecimentos”, afirma.
LEIA MAIS: Projeto Repensar: veiculação das produções começa no mês que vem
Publicidade
Para ela, o aprendizado está ajudando a se comunicar melhor. A parte mais interessante foi quando começou a gravar os vídeos para o Minuto Repensar, no ambiente da redação. “Isso fez com que eu me sentisse parte do time Gazeta”, comenta. “Aprendi várias coisas que serão úteis na prática, que servem para potencializar aquilo que eu já fazia. Aprendi a montar um roteiro de notícia, os termos técnicos, a usar teleprompter e a como me portar na frente das câmeras”, complementa.
Fernanda ainda não decidiu se escolherá o jornalismo como carreira, mas já adianta que se identifica com a área da comunicação. Portanto, tende a seguir por esse caminho. O primeiro Minuto Repensar já foi gravado e está disponível no YouTube do Portal Gaz.
A orientação para a apresentação em vídeo é da jornalista Naiara Beatriz Silveira. No começo das atividades, a profissional repassou conceitos e noções importantes, como dicas de roteiro, texto, postura e até noções de enquadramento, iluminação e cenário. Para isso, preparou um material teórico, mas com dicas práticas, para ajudar Fernanda a sentir-se mais segura na hora de gravar. “Realizamos algumas reuniões online para definirmos como seriam as gravações e para que ela pudesse tirar dúvidas, fazer perguntas e para nos conhecermos melhor, encontrando o ritmo mais adequado para as nossas conversas e produção”, explica Naiara.
Publicidade
Passada a parte teórica, foi iniciada a produção de um vídeo piloto, como um teste, para que ela sentisse como é a gravação, sem a pressão e o nervosismo de fazer valendo. “Acho que isso ajudou muito, deixando ela bem mais segura na hora de realmente gravarmos o primeiro Minuto Repensar”, sublinha Naiara. “Auxiliei desde a criação do roteiro até a gravação em si, orientando e tirando dúvidas, mas sempre permitindo que ela experimentasse as coisas, que aprendesse com a ‘mão na massa’ mesmo”, completa a jornalista.
Neste período, Fernanda desenvolveu mais habilidades de edição e, conforme Naiara, foi muito legal ver o crescimento da jovem e o quanto sentiu-se mais livre na frente da câmera. A estudante produziu desde a primeira linha do roteiro até a finalização e exportação do vídeo. Com o piloto feito e revisado, o primeiro Minuto Repensar foi gravado, com as matérias mais lidas do Portal Gaz nos últimos 15 dias.
“A Fernanda é uma menina incrível, trocamos muitas ideias e ela fica muito atenta às minhas dicas e orientações. Sou mentora bem orgulhosa mesmo, porque ela se dedica, não tem medo de tentar e está sempre disposta a aprender, o que é demais. Vejo muito da Naiara de alguns anos atrás nela, cheia de curiosidade e com coragem de ir atrás do que quer. Espero que ela vá muito longe ainda e que leve os aprendizados do Repensar para a vida. Mesmo que ela não siga na área, poderá aproveitar os ensinamentos. Nem que seja só os meus inúmeros ‘respira fundo que vai dar tudo certo’”, conclui Naiara.
Publicidade
LEIA MAIS: Conheça os selecionados no Projeto Repensar Educação
This website uses cookies.