Santa Cruz do Sul

Diocese comemora 50 anos de sacerdócio do padre Zeno Rech com missa no próximo domingo

Na última sexta-feira, 22, a Diocese de Santa Cruz do Sul celebrou os 78 anos de vida e 50 anos de Ordenação Sacerdotal do padre Zeno Rech. Uma missa de Ação de Graças será realizada no domingo, 31, na Comunidade Santo Inácio, no Bairro Verena. A celebração terá início às 9h30 e será presidida pelo próprio jubilando e concelebrada pelos demais padres da Diocese.

Padre Zeno, que é natural de Candelária, é filho de Ignácio Rech e Elsa Maria Rech. Ele é o quinto dos 12 filhos do casal. Em 1958, aos 13 anos, ingressou no Seminário de Arroio do Meio e depois foi para o Seminário de Caxias do Sul. De 1966 a 1968 cursou Filosofia no Seminário de Viamão. Em 1969, Teologia na PUC, em Porto Alegre, por quatro anos. Em 1990, cursou por dois anos, estudos teológicos em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Diocese de Santa Cruz terá transferências de padres neste mês

Publicidade

Com o lema “ Eis-me aqui Senhor, enviai-me”, (Is 6,8), em 22 de julho de 1972, foi ordenado sacerdote em Candelária, pelo Bispo Dom Alberto Etges. Entre as atribuições dele nestes 50 anos, foi vigário geral, reitor e diretor espiritual do Seminário São João Batista, assessor espiritual, administrador diocesano e pároco. Atuou em paróquias em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Arroio do Meio.

Somente na Paróquia da Ressurreição em Santa Cruz do Sul, foram 20 anos de dedicação e serviço prestados a comunidade. Em 2012, foi nomeado juiz auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Santa Cruz do Sul. De 2013 a 2021, foi vigário geral e desde 2011, trabalha na Pastoral Familiar nos processos de nulidade matrimonial.

LEIA TAMBÉM: Pessoa ‘extremamente simples’, diz Dom Aloísio após encontro com Papa

Publicidade

Padre Zeno disse estar feliz com a celebração da missa de ação de graças pelos 50 anos de vida sacerdotal, exercendo a missão. “Iniciei a minha caminhada aos 13 anos, após ser coroinha e por ter como inspiração, um tio que era padre. O Jubileu de ouro sacerdotal é um momento forte para recordar o amor e a obra de Deus em nossa história e também agradecer. O ministério sacerdotal é um permanente desafio, de ser fiel a missão que Deus me confiou naquilo que também o povo de Deus espera”, afirmou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.