Santa Cruz do Sul

Diocese troca caminhada por celebrações nas paróquias

A Diocese de Santa Cruz do Sul decidiu suspender a 22ª Romaria da Santa Cruz na modalidade de caminhada e santa missa no Seminário São João Batista, em Linha Santa Cruz, prevista para este domingo, 10. O bispo dom Aloísio Alberto Dilli anunciou nessa quinta-feira, 7, que cada paróquia vai realizar localmente a celebração, com missa e outras formas de oração comunitária. Dessa maneira, o encontro está cancelado.

A nota sobre a alteração da celebração, assinada pelo vigário geral e chanceler Leandro José Lopes, explica que a enchente no Vale do Taquari atingiu vários municípios do território diocesano. “As intempéries resultaram não apenas no cenário de destruição de residências, prédios comerciais e públicos, mas, sobretudo ceifaram vidas humanas, aumentando a experiência da fragilidade e da impotência humana diante da morte.”

RELEMBRE: FOTOS: fiéis demonstram devoção na 21ª edição da Romaria da Santa Cruz

Publicidade

O texto ressalta ainda que “neste cenário de desolação, a fé na palavra do Senhor Jesus, que disse ‘toma tua cruz e segue-me’ (Lucas 9,23), assume a impotência diante das forças da natureza e da própria morte para transportar-nos à esperança na ressurreição. Assim, como o Senhor Jesus viveu a experiência da dor, somos convidados a ficar e permanecer com Ele para viver essa hora de nossas vidas, para com Ele ressuscitarmos, porque somente no amor de Deus a vida pode ser salvaguardada”.

Leandro Lopes explica no comunicado que, devido ao cenário em consequência da enchente no Vale do Taquari, a modalidade local da romaria nas paróquias, no próximo domingo, deverá caracterizar-se, em primeiro lugar, pela fé e confiança divina. “O fruto da confiança em Deus é a esperança que nos dá a coragem e o entusiasmo para nos reerguer e prosseguir nossa peregrinação e construção de uma sociedade fraterna”, ressalta o texto da Diocese de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: restaram destroços e lama, onde havia casas e histórias em Roca Sales

Publicidade

Em segundo lugar, de acordo com a nota, “a esperança na ressurreição manifesta-se na caridade cristã: amar como o Senhor nos amou! Somos não apenas convidados, mas impelidos pelo amor a Deus, à solidariedade com as vítimas das enchentes. Essa solidariedade se expressa em gestos concretos de ajuda aos necessitados, com a doação de: gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, doações de móveis (fogões, geladeira, utensílios domésticos), doações financeiras para ajudar as pessoas a reconstruir suas casas. Aquele que escutar o que o Espírito fala ao seu coração saberá como fazer”.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.