A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Vera Cruz já superou, apenas no primeiro semestre de 2025, o volume total de calcário distribuído durante todo o ano passado. A projeção da pasta é ultrapassar a marca de 3 mil toneladas até o fim do ano, o que representa um crescimento de aproximadamente 20% em relação a 2024.
O calcário é fundamental para a correção da acidez do solo e o aumento da produtividade nas lavouras. Em Vera Cruz, a entrega do insumo é viabilizada por meio de um serviço gratuito de transporte oferecido pela Secretaria, conforme prevê a legislação municipal. O produtor rural realiza o pagamento do calcário diretamente ao fornecedor e a Prefeitura se encarrega da logística, transportando o material até a propriedade. Mas para solicitar o transporte, o agricultor deve apresentar um laudo de análise de solo, comprovando a necessidade de correção. Cada CPF tem direito a até 18 toneladas por ano.
LEIA TAMBÉM: Diocese de Santa Cruz anuncia transferências nas paróquias da região
Publicidade
Segundo o secretário Roger Severo, o expressivo crescimento é reflexo do compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura local. “A atuação da secretaria tem sido constante e próxima dos produtores. Nosso objetivo é facilitar o acesso às ferramentas que possibilitam melhores condições de plantio. Com a correção do solo, temos mais propriedades com potencial produtivo ampliado, o que se reflete diretamente na economia do município”, destacou.
A expectativa é que, nos próximos meses, a demanda por calcário diminua temporariamente, voltando a crescer com o avanço do calendário agrícola e a preparação das lavouras para a próxima safra.
A iniciativa é mais uma entre as ações que reforçam o papel da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente no apoio técnico e logístico aos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a valorização da atividade agrícola no município.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.