ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Domingo terá fenômeno astronômico antes do amanhecer

ads3

ads4

Os vidrados em astronomia têm um motivo especial para acordar um pouco antes do Sol neste domingo, 26. Graças a uma coincidência de órbitas, todos os cinco planetas visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão lá, compondo uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022.

Segundo o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador do projeto Astro&Física, Marcelo Schappo, o evento está em seus últimos dias, e a coincidência das cinco órbitas visíveis acabará já no início da semana. “Isso começou em meados de julho. Só que, na medida em que o mês termina, vai ficando cada vez mais complicado de ver todos na mesma noite”, diz.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O que a Nasa fotografou no dia do seu aniversário?

Júpiter a Oeste
Para localizar os planetas no céu, Schappo sugere que, primeiro, se busque identificar Júpiter, por ser o maior. “Ele estará a Oeste, próximo ao horizonte. Logo ao lado estará Saturno. Seguindo uma linha imaginária será possível ver, a meia altura do céu, Marte, que é um pontinho brilhante levemente avermelhado. Mais adiante, um pouco abaixo das Três Marias, que é uma constelação bastante conhecida dos brasileiros, estará Vênus; e mais a Leste, Mercúrio.”

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: maior superlua do ano pode ser vista na noite desta terça-feira

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta