Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) foi encerrado na noite de sexta-feira, 30 de maio, e 4.059 contribuintes em Santa Cruz do Sul não acertaram as contas com o Leão. A Receita Federal orienta que a regularização seja feita o quanto antes, já que o contribuinte fica sujeito a uma multa no valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto devido. Além da multa, também incidem juros. Por isso, é importante entregar a declaração o quanto antes, já que essa é a única forma de regularizar a situação perante o Fisco.
No site gov.br, no serviço Meu Imposto de Renda, o contribuinte pode verificar se há alguma declaração em atraso. O sistema também permite fazer a declaração de forma prática e online, com dados já preenchidos, o que facilita a regularização da situação do CPF. O serviço está disponível no aplicativo da Receita Federal ou no programa que pode ser baixado e instalado no computador.
LEIA MAIS: Santa-cruzenses já pagaram mais de R$ 60 milhões em impostos em 2025
Publicidade
Em Santa Cruz, a Receita Federal esperava a entrega de declarações de 44.197 contribuintes. Até a manhã desta segunda-feira, 2, 40.138 estavam em dia. Desses, 48,1% terão direito à restituição. A maioria das declarações foi preenchida por meio do programa de computador (84%), enquanto 10,7% dos contribuintes optaram pelo preenchimento online, que salva o rascunho nos servidores da Receita (nuvem da Receita). Outros 5,3% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda em smartphones e tablets.
Entre os contribuintes que terão direito à restituição, 72,1% optaram por receber o valor via Pix. O total de declarações entregues dentro do prazo neste ano ficou abaixo do registrado em 2024, quando foram entregues 41.528 documentos.
LEIA TAMBÉM: Conta de luz vai subir em junho com a volta da bandeira vermelha
Publicidade
Um total de 58,6% dos contribuintes que declararam usou a opção de declaração pré-preenchida, por meio da qual o sistema fornece uma versão preliminar do documento, bastando ao usuário confirmar as informações ou fazer as correções necessárias. Já a opção pelo desconto simplificado foi escolhida por 60,6% dos declarantes.
O primeiro lote da restituição foi pago na sexta-feira, 30 de maio, sendo considerado o maior da história. As próximas datas de pagamento são: 30 de junho; 31 de julho; 29 de agosto e 30 de setembro (quinto e último lote).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.