ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Encontrado corpo do segundo bombeiro que estava desaparecido no prédio da SSP

ads3

Com a localização dos corpos dos dois colegas, equipes deram por encerrada esta etapa no prédio incendiado da SSP | Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

ads4

Quatro horas depois de encontrar, nessa quarta-feira, 21, o corpo do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa, um dos bombeiros desaparecidos após o incêndio do prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) há uma semana, as equipes de busca, resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) localizaram o segundo bombeiro desaparecido. 

O segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós foi encontrado por volta das 22h30 de quarta, a quatro metros do local onde estava o tenente Almeida, localizado pelas equipes por volta das 18h30. Ambos foram encontrados no térreo do edifício, próximos à entrada do Departamento de Comando e Controle Integrado (DDCI), sob os escombros. 

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Bombeiro desaparecido em incêndio na SSP atuava voluntariamente

Para chegar ao local do corpo, as equipes do CBMRS realizaram a remoção de escombros e a abertura de acessos na área. Assim, foi possível chegar ao centro do edifício. Os chamados binômios (dupla homem e cão) deram indicações mais precisas quanto à localização em um acumulado de escombros de cerca de seis metros. As equipes de Busca e Salvamento e de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) seguiram com a remoção das estruturas dos pavimentos desabados até a localização dos corpos. 

ads7 Advertising

Publicidade

O corpo já foi encaminhado ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para a devida identificação e liberação. Paralelamente, o governo do Estado dará todo suporte às famílias para que rapidamente sejam encaminhadas as honras e os tributos justos ao tenente Almeida e ao sargento Munhós.

LEIA MAIS: Busca a bombeiros desaparecidos em incêndio da SSP reúne 84 militares

ads8 Advertising

Publicidade

Desde o início dos trabalhos de combate ao incêndio no prédio, na noite de 14 de julho, o CBMRS organizou uma estrutura operacional completa para viabilizar o trabalho ininterrupto de combate ao fogo e resfriamento da área. Tão logo foi verificada a ausência de dois bombeiros militares que atuavam na ação, também foi mobilizada toda a capacidade de busca e resgate aos desaparecidos. Os trabalhos ocorreram ininterruptamente, dia e noite, em busca dos dois bombeiros. 

No pátio da SSP, houve alocação de todo o efetivo e equipamentos necessários à operação de resgate dos agentes desaparecidos. Nessa quarta, 115 pessoas, entre bombeiros militares e técnicos, estavam atuando nas buscas e no trabalho de remoção de escombros para ampliar os acessos ao prédio.

LEIA MAIS: Bombeiros avaliam estruturas em prédio da SSP para avançar nas buscas

Publicidade

Governador Leite retornou ao terreno da SSP para informar sobre localização do segundo corpo do bombeiro desaparecido | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta