Regional

Encontro mostra como empresas podem obter acesso a fontes de recursos

Traçar um panorama sobre as possibilidades de recursos não reembolsáveis e linhas de financiamento disponíveis a empresas de diferentes portes, e como acessá-las, foi o foco central da apresentação do consultor em gestão e finanças Vilmar Thomé na edição de abril do Café Empresarial. Painelista do encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz na manhã de terça-feira, Thomé falou sobre Oportunidades de crescimento e inovação para o negócio.

A ideia foi desmitificar o tema para empresários e profissionais de empresas, mostrando que com bons projetos é possível captar esses recursos e usá-los para alavancar os negócios. Segundo o consultor, há recursos para diferentes áreas – empresarial, cultural, ambiental, educacional, gestão pública e saúde, entre outras. Na empresarial, no momento, o foco principal no País tem sido a inovação, com investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e de qualificação.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz define comissão para implantação de programa de compliance

Publicidade

Há recursos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o desenvolvimento de projeto no segmento industrial e opções via Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com linhas para todos os portes de empresas, inclusive com recursos incentivados para pequenas e médias.

A principal barreira ainda é o desconhecimento de grande parte do empresariado sobre esses recursos, afirmou Thomé. “Geralmente o empresário está focado na gestão do seu negócio, nos seus clientes e no mercado, e acaba deixando escapar essas oportunidades que podem representar um salto de qualidade ou a implantação de um projeto inovador que vai impactar positivamente os resultados de sua empresa”, ressaltou.

Levar esclarecimento ao empresariado sobre o tema foi um dos objetivos de sua apresentação. O consultor abordou também a atuação das agências de fomento, bem como os editais com linhas de ação, valores e condições financeiras atrativas, e os fundos, frisando que estão acessíveis a qualquer porte de empreendimento. “Da pequena empresa à grande, há possibilidades que se encaixam em diferentes perfis e necessidades”, esclareceu.

Publicidade

Saber qual linha de crédito ou edital se encaixa melhor no perfil do negócio é fundamental para garantir bons resultados, afirma Thomé. “Com o apoio de especialistas em planejamento financeiro e captação de recursos, é possível estruturar projetos consistentes e maximizar as chances de aprovação.”

Sobre o palestrante

Vilmar Thomé é graduado em Ciências Contábeis, com especializações em Finanças, Gestão Universitária e Gestão da Qualidade. Tem mestrado em Engenharia de Produção. Atuou como professor universitário, pró-reitor de Administração e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Também foi diretor-geral do Hospital Santa Cruz e presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc – DF). Atualmente está à frente da sua própria empresa, a Thomé Finanças em Gestão Ltda. O Café Empresarial conta com o patrocínio da Cindapa, Dinda Card, Gazeta Grupo de Comunicações, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.