A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e do Setor de Combate a Endemias, realiza uma série de ações entre esta quarta-feira, 29 e 4 de novembro, com foco principal na prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A atividade central é a vistoria e a ação educativa nos cemitérios municipais, que ocorre no próximo dia 31 e também nos dias 1º e 3 de novembro, em razão da movimentação intensa de visitantes durante o feriado de finados. O objetivo é eliminar possíveis criadouros e orientar a população sobre cuidados simples que evitam a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante a ação, agentes de endemias farão inspeções em vasos, recipientes e demais pontos que possam acumular água, além de distribuir materiais informativos.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz estuda contratação de financiamento para pavimentação de 247 ruas
Publicidade
Como parte das atividades de modernização do controle vetorial, no dia de hoje terá início o teste do aplicativo do Projeto Conect@Arbo, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ferramenta busca otimizar o registro das vistorias e aprimorar a coleta de dados em campo, trazendo mais agilidade e precisão ao trabalho das equipes.
Encerrando o ciclo de ações da semana, na próxima terça-feira, 4, será realizada a quarta amostragem do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), que permitirá identificar as áreas com maior presença do vetor no município. O resultado, previsto para ser divulgado em cerca de 12 dias, servirá como base para o planejamento das próximas etapas de controle e mutirões de limpeza.
LEIA TAMBÉM: Rede pluvial da Rua Humaitá recebe reparos
Publicidade
A prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade, especialmente durante o período de finados, evitando o uso de vasos com água, mantendo os túmulos limpos e verificando possíveis pontos de acúmulo de água.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.