ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escolas estaduais iniciam novo período de programação de aulas à distância

ads3

Alunos da Escola Gomes Freire de Andrade, de Teutônia, na 3ª CRE, fazem atividades das Aulas Programadas | Foto: Divulgação / Seduc

ads4

Com a prorrogação do período de suspensão das aulas presenciais até 30 de abril, para combater a disseminação do coronavírus, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira, 6, a nova etapa das Aulas Programadas.

O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.

ads6 Advertising

Publicidade

“Somos sabedores que nenhuma metodologia vai substituir o contato presencial entre os professores e os estudantes. Diante do contexto que estamos passando, devido ao coronavírus, percebemos que as Aulas Programadas mantiveram o vínculo dos alunos com a escola e trouxeram, juntamente com isso, a criatividade e envolvimento das famílias”, afirma Roberval Furtado, diretor do Departamento de Educação.

LEIA MAIS
Professores estaduais poderão trabalhar de casa durante suspensão das aulas
Alunos das escolas públicas devem cumprir tarefas à distância

ads7 Advertising

Publicidade

Conforme a diretora Sandra Weber, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Ijuí, na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a instituição de ensino optou em encaminhar fisicamente todas as atividades curriculares e materiais de pesquisa.

Para os alunos do 6º ao 9º ano, conforme a escolha de cada professor, são utilizadas plataformas digitais e aplicativos de redes sociais para tirar as dúvidas dos alunos.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Alunos estão preocupados com as consequências da paralisação
Escolinhas de Santa Cruz buscam novas formas de interação


O professor de Educação Física Fábio Júnior Marques, da Escola Estadual Paverama, da região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), diz que, com o auxílio das mídias sociais, os alunos estão elaborando e desenvolvendo as atividades propostas.

“As aulas on-line são teóricas e estão dando super certo. Percebo uma boa aceitação por parte dos estudantes. Creio que vamos passar bem por esta situação e conseguir transmitir os conteúdos necessários”, projeta.

Opinião dos alunos

Publicidade

O aluno do 3° ano do Ensino Médio, Luiz Henrique de Azevedo Vargas, da Escola Estadual Paverama, na região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), se prepara para fazer o vestibular. Na opinião dele, as Aulas Programadas estão sendo fundamentais para manter o aprendizado.

“Estamos recebendo as atividades pelo WhatsApp e nesta quarentena eu decidi me organizar da seguinte forma: procuro sempre fazer as minhas aulas na parte da manhã. De tarde eu tiro as dúvidas e pesquiso sobre os temas aprendidos. Os professores estão nos dando todo o suporte possível, o que é excelente, tendo em vista que estou quase me formando”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Educação suspende atendimento em escolas estaduais

O aluno Yuri Ochi, da Escola Cônego Josué Bardin, do município de Vanini, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ressalta que, mesmo estando dispensado das aulas presenciais, a aprendizagem está acontecendo em casa.

Publicidade

“O ensino domiciliar está sendo de grande valia para todos nós. É uma experiência muita positiva que, com auxílio dos professores e apoio dos pais, resulta numa motivação ainda maior para se buscar de novos conhecimentos”, afirma.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta